Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cláudia Cavadas fala sobre Ciência do Envelhecimento no Exploratório

7 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Cláudia Cavadas fala sobre Ciência do Envelhecimento no Exploratório

O programa ‘Pontos nos iii – Science Beer Talks’, promovido pelo Exploratório, regressa neste novo ano, com uma sessão sobre “A Ciência do Envelhecimento”, amanhã (08), pelas 18h30, contando com a presença de Cláudia Cavadas, vice-reitora da UC para a área da Investigação.

Esta será a primeira sessão de 2020 de conversas com cientistas dos diversos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra (UC), acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, que decorre no Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

Cláudia Cavadas propõe-se a responder a algumas questões fundamentais: como é que as células envelhecem? Conseguiremos abrandar o envelhecimento? Como estudam os cientistas o envelhecimento no laboratório?

Ao longo da sessão a investigadora irá, ainda, falar das experiências que têm sido realizadas no seu grupo de investigação no CNC, utilizando células e outros modelos experimentais “com o objectivo de investigar o envelhecimento e talvez um dia vir a revelar a receita de viver mais tempo, mas com saúde”.

Cláudia Cavadas é, também, directora do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra e lidera o grupo de investigação Neuroendocrinologia e Envelhecimento no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Ao longo deste ano, o ciclo ‘Pontos nos iii’ espera contar com a participação de investigadores como Adérito Araújo, Paula Morais, Luís Alcoforado, Carlos Palmeira, Ana Bastos, José Pedro Paiva, Carlos Robalo Cordeiro, Francisco Gil, entre outros.