Coimbra  27 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Citemor apresenta novo programa para a 42.ª edição

22 de Julho 2020 Jornal Campeão: Citemor apresenta novo programa para a 42.ª edição

A organização do Citemor – Festival de Montemor-o-Velho reformulou o programa do evento, tendo em conta a situação pandémica.

Inicialmente, o Citemor estudou apenas a realização das residências de criação, mais tarde, tendo em conta a evolução da situação, em diálogo com os artistas e com as entidades competentes, os responsáveis consideraram a possibilidade de realizar algumas apresentações públicas.

Nestas circunstâncias, o resultado é um programa composto por apresentações informais e antestreias de novas obras, assim como produções próprias que estão na origem de acontecimentos irrepetíveis.

A opção de proteger as obras a desenvolver em regime de residência artística reforça a identidade do festival enquanto lugar dedicado à criação, potenciando uma das características que mais contribuíram para a sua singularidade, como para o lugar destacado que ocupa no contexto da criação artística contemporânea.

O Citemor é, historicamente, um contributo importante para a definição de um repertório contemporâneo ao participar, com uma prática continuada, na produção de novas obras. O esforço desta edição contribui também para atenuar os efeitos do novo coronavírus na criação artística.

Com excepção para a abertura do festival, com “Atlântico” de Tiago Cadete, no Teatro da Cerca de São Bernardo, cuja arquitectura e organização respondem bem a todas as condições indispensáveis e aconselhadas para receber os públicos, os restantes espectáculos do programa vão ter lugar ao ar livre.

A organização do festival garante que as regras de segurança para acesso do público aos espectáculos do Citemor cumprem todas as recomendações da Direcção-Geral de Saúde.

Para os interessados, o programa encontra-se de seguida:

 

Coimbra

Sex, 24 Jul | 21:30 Teatro da Cerca de São Bernardo

Tiago Cadete – ATLÂNTICO

 

Montemor-o-Velho

Sáb, 25 e Sex 31 Jul; Sáb 1 e Sex 7 Ago Castelo

Horácio Frutuoso – BIBLIOTECA

 

Sáb 25 Jul | 22:30 Castelo

Útero – PRIMEIRO MANDAMENTO – “ROMEU E JULIETA”

A PARTIR DE PROKOFIEV – ROMEO AND JULIET – THE THREE SUITES

 

Sex 31 Jul | 22:30 Castelo

Ignasi Duarte + Gonçalo M. Tavares – CONVERSAS FICTÍCIAS #45

 

Sáb 1 Ago | 22:30 Castelo

Óscar Cornago + Juan Navarro – SE ALQUILA. MONTEMOR

 

Sex 7 Ago | 22:30 Castelo

Miguel Pereira + Guillem Mont de Palol – FALSOS AMIGOS

 

Figueira da Foz

Sáb 8 Ago | 21:30 – Núcleo Museológico do Sal

Orquestina de Pigmeus – MONDEGO

 

De realçar que no acesso a todas as sessões é o espectador que define o preço do bilhete.