Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Círio de Nossa Sra da Nazaré é ponto alto do ano em Ribeira de Frades

12 de Agosto 2019

O 15 de Agosto é sempre um dia especial para a população de Ribeira de Frades, das localidades vizinhas (e não só). O feriado nacional é o dia em que o Círio de Nossa Senhora da Nazaré ruma da igreja de Santa Cruz até Ribeira de Frades, num percurso acompanhado por centenas de pessoas (fiéis ou não) que se deslocam a pé, de bicicleta, mota, tractor e, provavelmente este ano, até de trotinete, acompanhando a viagem da imagem de Nossa Senhora.

O regresso à “Baixa” da cidade acontece no mesmo dia, mas ao final da tarde e já depois da Eucaristia e tradicional procissão pelas ruas da Ribeira de Frades.

Esta festa, embora não seja organizada pela União de Freguesias (mas com apoio logístico), movimenta muitas pessoas, quer pela sua vertente religiosa, que continua a ter um grande peso, como também pelo entretenimento proporcionado pela Comissão de Festas durante estes dias nos meados de Agosto.

O largo do Rossio é o epicentro das festividades, enchendo-se de gente durante as noites quentes de Verão, ao som de artistas da terra e de nomes bem conhecidos a nível nacional, acompanhando o baile com “comes e bebes”, nomeadamente, gomas, tripa de Aveiro e crepes, além de dois bares: um geral e outro dedicado às bebidas brancas.

As festas em honra de Nossa Senhora da Nazaré decorrem, este ano, entre amanhã (13) e 17 de Agosto (sábado), com um cartaz bastante apelativo e diversificado.

A noite de amanhã, vai contar com a presença de J & V Music e DJ RC; na quarta-feira (14), a música ficará a cargo da banda Low Kost e do DJ Alex G, para além de um espectáculo do inconfundível Fernando Rocha.

Para dia 15 de Agosto (feriado, quinta-feira) e ponto alto da festa, a noite contará com a actuação de David Antunes & The Midnight Band, tendo como convidado especial o cantor FF. Para completar a noite, serão os Dexys a animar o público.

O dia 16 contará com uma das bandas mais conhecidas da região: Os Red, acompanhados pela Filarmónica União Taveirense (FUT), que este ano celebra o seu 150.º aniversário, prometendo um espectáculo único, completado, mais tarde, com a música do DJ Psi.

O último dia (17 de Agosto) será marcado por uma banda conhecida de todos e que celebrou, recentemente, os 20 anos de carreira, os Anjos. Seguem-se, mais tarde, os II Vikings e o DJ Alex G, que encerram mais uma edição das festas da Ribeira de Frades.

Depois de um ano a preparar o evento, a Comissão de Festas tem as expectativas em alta, principalmente, devido ao cartaz musical. “A intenção foi tentar elaborar um cartaz que agradasse a todo o público, dos mais jovens aos menos jovens”, explicou Nuno Travassos, da Comissão, adiantando que esperam “pessoas de fora de Coimbra”, nomeadamente, nos dias dos espectáculos de Fernando Rocha, Os Red e FUT, dos Anjos e de David Antunes com FF.

Como habitualmente, haverá livre-trânsito para todos os dias, com o custo de 15 euros, a par dos bilhetes diários.

A pré-festa já começou, com um bar aberto no largo do Rossio, todos os dias, a partir das 17h00, e aos fins-de-semana, desde a manhã.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com