Coimbra  27 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Circuitos curtos e mercados têm apoios de 1,5 milhões na região de Coimbra

17 de Abril 2020

Os Grupos de Acção Local (GAL) da região de Coimbra vão disponibilizar 1,5 milhões de euros para apoio ao circuitos curtos e mercados locais, devendo os pequenos agricultores apresentar as suas candidaturas, foi hoje anunciado.

“Cientes das dificuldades relacionadas com o escoamento das produções locais, os GAL disponibilizam uma resposta imediata para ajuda aos pequenos produtores agrícolas, incentivando o reforço da proximidade com os consumidores numa lógica da promoção dos circuitos curtos de comercialização e da qualificação dos mercados locais, adaptando-os aos novos tempos que se avizinham”, afirmam aquelas sete organizações.

De imediato, ficam “disponíveis mais de 1,5 milhões de euros de ajudas” no âmbito da Operação Cadeias Curtas e Mercados Locais do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2014-2020.

Os projectos “que se enquadrem nestes objectivos” devem ser apresentados através dos concursos abertos pelos GAL da região de Coimbra.

Os representantes dos Grupos de Acção Local reuniram-se ontem, por videoconferência, para definirem “novos modelos de intervenção que visem encontrar soluções para os desafios colocados” pela pandemia da covid-19, prosseguindo também o “trabalho de parceria que desenvolvem no quadro da implementação das respectivas estratégias de desenvolvimento local”.

No encontro virtual, foi também debatida “a necessidade de serem disponibilizadas ajudas às micro e pequenas empresas dos restantes sectores económicos, as quais se revelam de extrema relevância para a vitalidade dos territórios rurais e para a manutenção dos postos de trabalhos existentes no período pré-crise”.

Os presentes manifestaram vontade de “colaborar na definição de programas mais simplificados, que facilitem o acesso por parte dos beneficiários e que agilizem os processos de análise e decisão das candidaturas”.

Participaram na reunião as associações de desenvolvimento local da Bairrada e Mondego (ADELO), da Beira Serra (ADIBER), ADICES (com sede em Santa Comba Dão), Coimbra Mais Futuro, do Ceira e Dueça (DUECEIRA), Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com