Coimbra  25 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cioga do Campo celebra Nossa Senhora da Conceição durante seis dias

7 de Dezembro 2016

Em Cioga do Campo, na freguesia de São João do Campo, é tempo de festa. Além da quadra natalícia, Dezembro traz, também, as tradicionais festas em honra de Nossa Senhora da Conceição, que vão decorrer de hoje até domingo (11).

A música e a animação serão uma constante ao longo dos seis dias de festa, sem esquecer a vertente religiosa com a missa e a procissão pelas ruas desta localidade.

A festa, cujo epicentro será na zona junto à Escola Primária, é já uma tradição de Cioga do Campo, que além da vertente religiosa e da animação, também se caracteriza pelos “comes e bebes”, com um bar aberto, que servirá petiscos e lanches rápidos.

“A nossa festa, nesta zona, é a única por esta altura e, por isso, temos tido sempre muita gente. Esperamos que este ano tenhamos também muitos visitantes”, afirmou José Mendes, presidente da Comissão de Festas.

Hoje a noite vai ser dedicada aos mais jovens com a actuação de vários Dj´s: Dj Cat, Dj Baptista e Dj Xano Cavaleiro.

Amanhã (08), feriado que assinala o Dia da Imaculada Conceição, começa com a habitual alvorada (08h00) e a chegada dos gaiteiros (09h00). À tarde decorre, a partir das 15h00, a missa seguida da procissão, que levará a imagem de Nossa Senhora a percorrer as ruas do lugar. A noite fica a cargo de Ruizinho de Penacova, Dj Cat, Dj Kota e Dj El Salvador.

Para sexta-feira (09), a organização das festas preparou uma noite mais popular com a Banda Ministério, Dj David Silva e Dj Cat.

No sábado (10), o palco fica por conta dos Hit, Dj Bastez e Dj Cat. Já domingo (11), o dia inicia-se com uma alvorada (08h00) e continua com uma mega aula de zumba, às 15h00, e com a Revista à Portuguesa (18h00). A noite será animada pelo Dj Cota.

As entradas para as noites da festa serão pagas e os preços variam entre os dois e os três euros e meio por dia. Quem preferir tem a opção de comprar um “bilhete geral” com acesso a todos os dias, sendo que o custo é de 10 euros para solteiros e 15 euros para casais.

Foi D. João IV que tornou permanente, em meados do século XVII, a devoção a Nossa Senhora da Conceição – a que os reis se acolheram em momentos críticos para a pátria –, pese embora o dogma da Imaculada Conceição tenha sido definido pelo papa Pio IX em 08 de Dezembro de 1854. Longe vai, portanto, o culto à Nossa Senhora da Conceição, existindo inclusive espalhadas pelo país diversas irmandades.

A Igreja da Imaculada Conceição, em Cioga do Campo, data de 1734, tendo outrora sido Igreja matriz da paróquia.