Coimbra  22 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cinema francês faz a festa em Coimbra

13 de Outubro 2018

Cristina Robalo Cordeiro e Fernando Matos Oliveira apresentaram o evento

 

A 19.ª edição da Festa do Cinema Francês volta a passar por Coimbra, de 16 a 21 de Outubro, com o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) a ser o palco dos 10 filmes exibidos.

O sucesso deste certame é tal, na cidade dos estudantes, que Coimbra é a segunda cidade com mais espectadores, logo a seguir a Lisboa, que tem uma programação muito mais vasta.

O cinema francês tem, por isso, um lugar especial nos fãs destas histórias que, este ano, poderão contar, essencialmente, com “comédias dramáticas, que abordam questões da vida quotidiana, como o amor, as relações ou o enamoramento”, explicou Cristina Robalo Cordeiro, da Alliance Française, uma das organizadoras do festival.

Como habitualmente, o evento terá sessões específicas para escolas, um público fiel que “tem já mais de 1 300 presenças confirmadas”, adianta a organização.

Durante seis dias, o TAGV irá mostrar o que de melhor se tem feito na língua francesa, com a particularidade de quase todos os filmes serem em ante-estreia. As sessões decorrem, sempre, às 21h30, excepto as direccionadas às escolas e duas outras no sábado (20), às 15h00; e no domingo (21), pelas 17h00.

O público conimbrincense tem-se mantido fiel a este evento, sendo “muito activo e entusiasta”, realçou Cristina Robalo Cordeiro.

“A Festa tem uma ambição grande de democratizar o acesso e poder chegar a mais pessoas”, referiu Fernando Oliveira, director do TAGV, acrescentando que se tem “observado uma continuidade e crescimento do projecto”.

Por isso, “o desafio é criar um processo de habituação nos públicos e os números têm sido bons (entre 3 000 a 5 000 espectadores)”, notou, reforçando que “este é o evento de cinema mais antigo e que mais público traz ao TAGV”, sentido que “há um público fiel na cidade”. Outros públicos que também começam a aparecer são os internacionais, muito graças aos estudantes estrangeiros da Universidade de Coimbra.

Os bilhetes para as diversas sessões têm preços simbólicos entre 3,50 e três euros; sendo que os alunos da Alliance Française pagam apenas um euro.

A Festa do Cinema Francês, em todo o país, decorre entre 04 de Outubro a 11 de Novembro, em Aveiro, Coimbra, Beja, Faro, Leiria, Porto, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com