Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cinco praias do concelho Cantanhede distinguidas com “Qualidade de Ouro 2021”

28 de Maio 2021 Jornal Campeão: Cinco praias do concelho Cantanhede distinguidas com “Qualidade de Ouro 2021”

Cinco praias do concelho de Cantanhede foram distinguidas com “Qualidade de Ouro 2021”, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Este estatuto é atribuído às águas classificadas como “excelentes” nas últimas cinco épocas balneares, de 2016 a 2020. Este é o caso das praias marítimas da Tocha e do Palheirão, ambas na freguesia da Tocha, e das praias fluviais dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima; de Ançã e das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, todas elas reconhecidas pela observância dos mais elevados padrões exigidos na avaliação das zonas balneares.

A atribuição do estatuto de “Praia com Qualidade de Ouro 2021” à Praia da Tocha tem sido habitual e vem, mais uma vez, “reforçar a garantia da qualidade que lhe é amplamente reconhecida, o que de resto é comprovado pelo facto de ostentar mais uma vez, em 2021, e desde há 31 anos consecutivos, a Bandeira Azul, símbolo de qualidade ambiental, segurança e bem-estar, entre outros aspectos”, disse a Câmara Municipal de Cantanhede.

A autarquia informou ainda que os dois galardões serão hasteados brevemente, destacando “para além da qualidade da água do mar e da irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o elevado nível dos serviços prestados aos utentes e a oferta de um diversificado leque de actividades de animação e ocupação dos tempos livre”.

“Situada a alguns quilómetros a norte da Praia da Tocha, a praia do Palheirão faz jus ao estatuto de Praia Dourada, resistindo, absolutamente como autêntico refúgio com enquadramento ambiental de excepção, ideal para quem deseja um contacto íntimo e solitário com uma paisagem imaculada”, disse o Município. Esta praia estende-se por vários quilómetros de areais intactos, entre o ondulado das dunas contíguas a uma imensa mancha florestal e o horizonte infinito do azul do mar.

No que se refere às praias fluviais, a dos Olhos da Fervença volta a ostentar a bandeira “Qualidade de Ouro” acentuado o estatuto de excepção que lhe é conferido pelas nascentes, “os famosos ‘olhos de água’ com particularidades invulgares e únicas, e muito bem integradas numa zona natural de eleição que todos os anos atrai uma significativa afluência de visitantes”.

Este ano, também as praias fluviais de Ançã e das Sete Fontes, em Ourentã, recebem o galardão, o que significa que a qualidade da água nos últimos cinco anos cumpre com os mais rigorosos requisitos impostos pela Quercus.

A praia fluvial de Ançã é um lençol de água alimentado pelo caudal da principal fonte da vila, verdadeiro ex-libris inserido bem no centro do núcleo urbano, estando aberta ao público nos meses de Verão, com vigilância por um nadador-salvador.

A praia fluvial das Sete Fontes, também vigiada por um banheiro, é alimentada pelos caudais das nascentes que lhe dão o nome e está integrada num parque que possui várias estruturas de apoio, designadamente um parque infantil, um pequeno circuito de manutenção, uma zona de merendas e casas de banho públicas.