Coimbra  1 de Dezembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cinco personalidades de Coimbra integram Conselho Consultivo Nacional do PSD

4 de Setembro 2020 Jornal Campeão: Cinco personalidades de Coimbra integram Conselho Consultivo Nacional do PSD

O PSD anunciou a constituição de um Conselho Consultivo Nacional, do qual fazem parte cinco personalidades de Coimbra: Manuel Antunes, João Paulo Barbosa de Melo, Licínio Lopes Martins, Luís Pais de Sousa e Miguel Poiares Maduro.

O novo Conselho Consultivo do partido é constituído por 29 elementos e vai funcionar em articulação com o Conselho Estratégico Nacional (CEN) do PSD, sendo presidido por David Justino, vice-presidente da Direcção liderada por Rui Rio.

A primeira reunião está marcada para 12 de Setembro, em Coimbra, onde marcarão presença o cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes, o ex-presidente da Câmara João Paulo Barbosa de Melo e o professor da Faculdade de Direito Licínio Lopes Martins, o advogado Luís Pais de Sousa e o ex-ministro Miguel Poiares Maduro.

“O Conselho Consultivo tem como principal função debater as prioridades políticas para o país, nas respectivas áreas de intervenção, colaborando, assim, para o trabalho a realizar pelo CEN de preparação de um programa político alternativo para o Portugal, com o envolvimento e participação da sociedade civil”, refere o PSD.

Entre os 29 nomes deste organismo, destaque para as presenças de Daniel Bessa, que foi ministro da Economia de um Governo socialista liderado por António Guterres, e de Miguel Cadilhe, ministro das Finanças dos primeiros dois dos três Executivos chefiados por Cavaco Silva (1985/1990).

Integram este órgão mais seis antigos ministros: Carlos Borrego, Mira Amaral, Luís Filipe Pereira, Miguel Poiares Maduro, Pedro Lince e Pedro Roseta.

Ainda no que respeita a antigos membros de governos, neste órgão de consulta dos sociais-democratas estão cinco secretários de Estado de diferentes Executivos sociais-democratas: Carlos Moedas, ex-comissário europeu; José Nunes Liberato, que foi chefe da Casa Civil do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva; Luís Pais de Sousa, Luís Todo Bom e Maria do Céu Ramos.

O PSD também convidou para este organismo de consulta o antigo deputado socialista (1995/1999) e ex-candidato presidencial Henrique Neto.

No Conselho Consultivo do CEN do PSD figuram ainda, entre outros elementos, o antigo líder parlamentar social-democrata Pacheco Pereira e o presidente do Instituto Sá Carneiro, Luís Alves Monteiro.