Coimbra  3 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cinco concelhos da Região de Coimbra têm 845 000 euros para a cultura

9 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Cinco concelhos da Região de Coimbra têm 845 000 euros para a cultura

Os municípios de Penacova, Góis, Oliveira do Hospital, Mealhada e Mortágua foram contemplados com um apoio global de 845 000 euros para três projectos aprovados no âmbito da Programação Cultural em Rede.

As candidaturas aprovadas são as seguintes: “Marcos históricos – Invasões francesas: a encruzilhada do Bussaco” (Penacova, Mealhada e Mortágua) “Viver os rios: Um património que nos une” (Penacova, Góis e Oliveira do Hospital) e “Noites de Verão: Praças (com)vida – cultura, património e animação” (Penacova, Mealhada e Mortágua).

A Programação Cultural em Rede é um fundo extraordinário de apoio à cultura em tempo de pandemia, com que a União Europeia financia a 100% iniciativas realizadas por municípios ou comunidades intermunicipais, envolvendo entidades privadas e agentes culturais.

“O programa das candidaturas proposto prevê a realização de itinerâncias entre os municípios, num total de 89 eventos distribuídos por várias áreas artísticas, designadamente teatro, música, exposições, ‘workshops’, arte de rua e projectos multidisciplinares, entre outros”, afirmou Humberto Oliveira, presidente da Câmara de Penacova.

Oitenta por cento das acções irão decorrer ao ar livre e em espaços verdes, “potenciando o património natural da região”, devendo os restantes eventos ser dirigidos à valorização do património cultural e paisagístico.