Coimbra  7 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM Região de Coimbra partilha as suas práticas com o Alentejo

19 de Março 2021 Jornal Campeão: CIM Região de Coimbra partilha as suas práticas com o Alentejo

No âmbito do ciclo de Intercâmbios de Experiências do Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) promoveu a videoconferência “Realiza.te – programa de Promoção do Sucesso Escolar da CIM da Região de Coimbra”.

Cerca de 65 pessoas, entre autarcas e técnicos dos municípios que integram a CIMAC, assim como directores de agrupamentos, professores de 1.º ciclo e educadores, assistiram à videoconferência onde foi apresentado o Programa “Realiza.te”, para sensibilizar, capacitar e apoiar os pais; e o programa de empreendedorismo nas escolas “Image.Create.Sucecced”. A CIM Região de Coimbra contou com os testemunhos das técnicas superiores Susana Ferreira e Vera Lopes, de Rafael Batista (Município de Penela), de Janine Oliveira e Helena Ferreira (Município da Mealhada) e Oriana Dias (Município de Mira) e Carlos Alves (Agrupamento de Escolas de Mira).

“Realiza.te” é o programa de acção territorial que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens. O projecto destina-se a todas as cscolas da rede pública dos 19 municípios da Região de Coimbra, desde alunos, professores, pais, pessoal não docente, entre outros, e tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da CIM Região de Coimbra.

O programa de educação parental leva os pais a explorar um conjunto de temas transversais do dia-a-dia, sabendo que isso os ajudará em parte a reconhecer ou a resolver alguns dos problemas que surgem na educação de uma criança, ao longo da sua infância e início da sua adolescência. Este programa conta ainda com três subprogramas: técnicos das escolas e municípios (capacitá-los com metodologias e instrumentos de formação), assistentes operacionais das escolas (capacitá-los com metodologias e instrumentos de intervenção e de relação com as crianças nos contextos escolares não curriculares) e programa pais/encarregado(s) de educação (capacitá-los com as metodologias e instrumentos de educação parental, que permitam, tanto no contexto familiar como na relação com a escola, aumentar as abordagens e relações positivas entre os principais agentes educativos das crianças).

O programa “Imagine. Create. Succeed.” leva os alunos e professores a compreenderem que a criação e a inovação são processos globais que envolvem experiências, saberes, sonhos, atitudes e valores. Reforça o potencial empreendedor dos jovens da Região de Coimbra, através de iniciativas em rede, com elevada amplitude e transversalidade sectorial (alinhada com as características do tecido económico, social e associativo da região), que garantam os necessários suportes à dinamização e apoio ao empreendedorismo local.

O Programa Intermunicipal de Combate ao Insucesso Escolar “Realiza.te” é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.