Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM Região de Coimbra e E-REDES fortalecem parceria para eficiência energética

12 de Outubro 2023 Jornal Campeão: CIM Região de Coimbra e E-REDES fortalecem parceria para eficiência energética

No dia 3 de Outubro a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, juntamente com os seus 19 municípios e a empresa E-REDES, realizaram a primeira reunião da Comissão Intermunicipal de Acompanhamento dos Contratos de Distribuição de Electricidade em Baixa Tensão. Esta comissão foi estabelecida no âmbito do acordo celebrado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a E-REDES.

Durante a reunião, foi apresentado um balanço dos contratos de distribuição de energia eléctrica relacionados com as concessões municipais, assim como os investimentos recentes promovidos pela E-REDES. Adicionalmente, foram debatidos outros temas, incluindo o processo de criação da Comunidade de Energia Renovável da região de Coimbra com gestão intermunicipal, que se encontra actualmente em curso e a oferta de ensino profissional no sector da energia.

Destacaram-se também dois projectos europeus de assistência técnica recentemente aprovados pela CIM Região de Coimbra, no âmbito da capacitação no sector energético. Estes projectos, nomeadamente o programa europeu “Cohesion for Transitions (C4T)” promovido pela DG Regio e o programa “Energy Communities Repository” apoiado também pela Comissão Europeia, têm início previsto para breve.

Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra, sublinhou a importância desta Comissão Intermunicipal de Acompanhamento no fornecimento eficiente e seguro de energia eléctrica. Referiu que é fundamental assegurar que o serviço de distribuição de energia atenda às necessidades dos cidadãos deste território, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade na prestação deste serviço essencial e prepara a região de Coimbra para a transição energética em curso.