Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM incentiva jovens a participarem em concurso europeu

8 de Julho 2019

A região de Coimbra que recebeu o título de “Região Europeia da Gastronomia 2021” agora poderá, também, vir a ter a sua gastronomia tradicional em destaque no concurso internacional Food Film Menu.

O evento, promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) visa “reconhecer e revitalizar o papel crucial que as tradições gastronómicas e alimentares desempenham dentro e através das comunidades locais em todo o mundo, aumentando a visibilidade internacional das regiões e do seu património gastronómico”.

O desafio lançado pelo IGCAT passa por promover o desenvolvimento de vídeos gastronómicos, focados na comida regional dando desta forma visibilidade às Regiões Europeias da Gastronomia e, ainda, incentivar jovens “realizadores” a tornarem-se embaixadores das suas regiões.

De todos os projectos apresentados um júri seleccionará 10 vídeos e premiará o “Melhor Contador de Histórias” com 500 euros.

O trabalho será posteriormente publicado no website e nas redes sociais do projecto, destacando cada trabalho criativo e a história da herança culinária de cada prato apresentado.

No final os conteúdos audiovisuais criativos darão lugar a uma colecção de curtas-metragens que irão mostrar a diversidade gastronómica de cada uma das Regiões Europeias da Gastronomia, ou qualquer outra região com potencial para ser candidata.

No âmbito da “Região de Coimbra: Região Europeia da Gastronomia”, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM – RC) desafia produtores de filmes e publicações de vídeo a participarem neste concurso.

As inscrições estão abertas até dia 20 de Julho através da página da Internet do IGCAT.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com