Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM de Coimbra realiza webinar para debater questões sobre transportes

29 de Março 2021 Jornal Campeão: CIM de Coimbra realiza webinar para debater questões sobre transportes

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai realizar, amanhã, dia 30, um webinar sobre “As soluções de transporte de passageiros flexível e o MaaS”.

A acção que decorre no âmbito do projecto aprovado ao abrigo do Programa “Interreg Europe PriMaaS” (Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens), que traduzindo significa “priorizando serviços de mobilidade de baixo carbono para melhorar a acessibilidade dos cidadãos”, vi decorrer através da plataforma webex, pelas 14h30. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas através do site da CIM Região de Coimbra.

Este projecto, liderado pela Universidade de Aveiro, conta a CIM Região de Coimbra e oito parceiros da Roménia, Itália, Alemanha, Suécia, Finlândia e Reino Unido.

O objectivo principal do “PriMaaS” é promover a integração de modos de transporte colectivos tradicionais com modos de transporte pessoais e inovadores, criando serviços de mobilidade equitativos, focados nas necessidades dos cidadãos. Instrumentos políticos regionais e nacionais devem ser adaptados de forma a promover uma abordagem intermodal integrando em pleno todos os serviços de transportes, nomeadamente usando de dados sobre a oferta e procura de mobilidade a serem disponibilizados e recolhidos em tempo real.

Assim, este projecto tem o intuito de aumentar a colaboração inter-organizacional, aumentando a confiança entre parceiros (autoridades dos transportes, operadores, fornecedores de serviços de mobilidade e organizações de defesa do consumidor), incluindo a realização de eventos que promovam a troca de experiências sobre o tema a nível regional e nacional.