Coimbra  27 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM de Coimbra promove webinar sobre desafios demográficos na região e na Europa  

27 de Abril 2021 Jornal Campeão: CIM de Coimbra promove webinar sobre desafios demográficos na região e na Europa   

O Centro de Informação Europe Direct da Região de Coimbra, cuja entidade promotora é a CIM de Coimbra promove o Webinar “Demografia: Desafios da Região e da Europa” na próxima quinta-feira (29), pelas 15h00, na plataforma Webex.

O surto da pandemia da covid-19 alterou a Europa e o mundo num abrir e fechar de olhos e deixou um impacto duradouro na forma como se vive e na forma de trabalhar em conjunto, tendo surgido numa altura em que a Europa já estava a atravessar um período de profundas mudanças demográficas e sociais.

Para fazer face ao envelhecimento da sociedade, os sistemas de saúde e de prestação de cuidados têm de continuar a adaptar-se e de refletir sobre a forma de financiar o aumento das despesas públicas relacionadas com o envelhecimento da população.

Muitas vezes, a situação demográfica varia de forma significativa entre diferentes zonas de um mesmo país. Provavelmente, algumas regiões irão registar alterações demográficas rápidas, o que fará surgir novas oportunidades e novos desafios, tanto em termos de investimento como de infraestruturas e de acessibilidade a serviços. Será essencial encontrar novas soluções para apoiar as pessoas neste processo de mudança.

A Região de Coimbra é uma das regiões afectadas por estas alterações demográficas e encara este desafio como uma prioridade.

Esta acção está inserida na Plataforma da Conferência sobre o Futuro da Europa e tem como oradores/as Paulo Rocha Trindade, Policy Officer of Foresight, Strategic Planning, Interinstitutional relations do Comité das Regiões Europeu, Pedro Góis, docente e investigador da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Luísa Loura, directora do Pordata, projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

As inscrições podem ser realizadas através do link: https://forms.gle/5p5oLFnscwwcSPQj6.