Coimbra  29 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM de Coimbra instala os primeiros painéis informativos sobre as Rotas Napoleónicas

29 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: CIM de Coimbra instala os primeiros painéis informativos sobre as Rotas Napoleónicas

As Rotas Napoleónicas entre Portugal e Espanha já podem ser seguidas através dos painéis de informação colocados pela Comunidade Intermunicipal de Coimbra (CIM-RC) nos concelhos de Mortágua, Penacova e Mealhada.

Estes municípios foram os primeiros a receber e instalar os painéis informativos que vão acompanhar as sete rotas napoleónicas promovidas pelo projecto NAPOCTEP, financiado pelo programa europeu Interreg POCTEP (Espanha-Portugal).

“Cumpre-se assim um dos principais objectivos do projecto: criar uma marca diferenciada e comum que identifica o conjunto de rotas desenhadas pelo NAPOCTEP e que fazem parte do itinerário cultural europeu designado”, revela a CIM.

“Destination Napoléon”, um dos 33 itinerários culturais do Conselho da Europa geridos pela Federação Europeia das Cidades Napoleónicas, está integrado no projecto e tem como objectivo “transformar o importante património histórico dessa época numa oportunidade de crescimento económico em áreas altamente afectadas pela despovoação”, adianta a entidade.

A marca deixada pelas invasões francesas nestes locais torna-se agora um recurso turístico muito interessante, especialmente em 2021, ano em que se comemora o Bicentenário da morte de Napoleão.

Os painéis foram instalados em locais-chave: no caso da Mealhada foram instalados junto ao Obelisco, à Capela de Santa Ana e ao Museu Militar do Buçaco; em Mortágua, os painéis estão junto aos moinhos de Moura e Sula (quartéis-generais de Massena e Crawford) e junto ao Centro de Interpretação da Batalha do Buçaco; e, finalmente, em Penacova foram colocados junto ao rio Mondego, a Santo António de Cântaro e ao Mosteiro de Lorvão.

No âmbito de outras candidaturas, a Região de Coimbra adoptou esta mesma sinalética para outros pontos do território ligados à temática.

O turismo militar relacionado com as invasões francesas é um dos eixos da estratégia turística da região Centro, que possui um excelente património da época, desde as Linhas de Torres Vedras à cidade murada de Almeida, passando pelo Bussaco, Vimeiro, Roliça, Coimbra, Viseu, etc.

O design gráfico dos painéis foi criado pelo consórcio do NAPOCTEP para identificar os pontos de interesse nas rotas e incluiu a imagem do itinerário cultural europeu designado “Destination Napoléon”.

A adesão a esta rota europeia é outra mais-valia deste projecto e liga as rotas do NAPOCTEP a outros itinerários culturais europeus, da Rússia a Portugal, seguindo os passos de Napoleão Bonaparte.