Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM de Coimbra debate desequilíbrio demográfico

16 de Maio 2023 Jornal Campeão: CIM de Coimbra debate desequilíbrio demográfico

A sessão de encerramento do evento “Coimbra Peer Review – Interreg Europe Policy Learning Platform” (plataforma de aprendizado de políticas europeias inter-regionais, em tradução livre) decorre, amanhã (17), às 10h30, na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

“Portugal e, em particular, Coimbra, enfrentam um enorme desafio demográfico, problema que está a provocar graves desequilíbrios regionais que, por sua vez, se refletem na incapacidade de atrair talento e investimento para o território”, afirma a CIM.

Perante este cenário com “impacto significativo ao nível económico, social, cultural e ambiental”, a CIM pretende dinamizar políticas de desenvolvimento dos territórios de baixa densidade, promovendo uma abordagem territorial integrada em resposta à perda demográfica, à expressiva dispersão geográfica, ao envelhecimento da população e à “fraca” dinâmica socioeconómica.

Assim, com o intuito de encontrar a melhor resposta a estes obstáculos, a CIM de Coimbra submeteu, no final do ano passado, uma candidatura para a realização de um peer review sobre o tópico “Europa mais inteligente”, no âmbito do Programa Interreg Europe, a qual obteve decisão de aprovação.

“O peer review, apoiado pela Policy Learning Platform (PLP) do Interreg Europe, consiste num evento de dois dias que permite que as autoridades de gestão e os organismos públicos responsáveis pelas políticas de desenvolvimento local ou regional recebam feedback prático e aconselhamento de peritos provenientes de outras regiões europeias sobre a execução das suas políticas e programas”, explica.