Coimbra  14 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM de Coimbra: Central de compras poupou 4,4 milhões de euros

2 de Fevereiro 2017 Jornal Campeão: CIM de Coimbra: Central de compras poupou 4,4 milhões de euros

A central de compras da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) já permitiu a poupança de 4,4 milhões de euros aos 19 municípios e entidades que a integram, segundo foi hoje anunciado.

“Com cinco anos de actividade, a central de compras” da CIM-RC permitiu que os municípios e entidades que a integram tivessem poupado 4,4 milhões de euros “através das reduções de preços de bens e serviços adquiridos”, afirma a Comunidade Intermunicipal.

A central de compras regista, por outro lado, “um crescimento sustentado, de que resultam adjudicações acumuladas que ultrapassam os 46 milhões de euros”, sublinha a mesma entidade.

Nos últimos anos, os 19 municípios, a Associação para a Recuperação de Cidadãos Inadaptados (ARCIL) da Lousã e os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC), que integram a central de compras, “beneficiaram de 10 acordos-quadro e de várias negociações de cotações, que resultam em procedimentos 70 por cento mais rápidos”, assegura da CIM da Região de Coimbra.

A CIM-RC salienta que “os acordos-quadro de combustíveis, refeições escolares e energia” representam cerca de 90 por cento do total das adjudicações e das poupanças alcançadas no âmbito da Comunidade, através da central de compras.

“Neste momento, estão em preparação novos acordos-quadro e negociações de cotações, adaptadas às necessidades”, procurando a central de compras da CIM-RC “desenvolver iniciativas que promovam a desmaterialização e a aproximação com a totalidade dos municípios e entidades que a integram”.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é composta pelos 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) e pelos concelhos da Mealhada e de Mortágua, nos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.