Coimbra  13 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM da Região de Coimbra protege espécies de plantas ameaçadas

26 de Novembro 2020 Jornal Campeão: CIM da Região de Coimbra protege espécies de plantas ameaçadas

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra encontra-se a executar o projecto FloraReply que visa aumentar a resiliência da região às alterações climáticas através da conservação e propagação de cinco espécies de plantas ameaçadas ou em declínio e da erradicação de duas plantas invasoras detectadas recentemente.

As primeiras acções decorreram durante o mês de Novembro nos municípios de Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira, Montemor-o-Velho e Soure com o apoio científico da Escola Superior Agrária de Coimbra/Centro de Ecologia Funcional.

Das acções levadas a cabo pela equipa do projecto, destaca-se a propagação da espécie nenúfar-amarelo (Nuphar luteum), nenúfar-branco (Nymphaea alba), lisimáquia-branca (Lysimachia Ephemerum), saca-rolhas (Vallisneria spiralis) e estaque-do-baixo-mondego (Stachys palustris), as duas últimas avaliadas pela Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental como criticamente em perigo e que em todo o país apenas ocorrem nesta região.

Um dos destaques do projecto vai para a espécie estaque-do-baixo-mondego (Stachys palustris) que em Portugal apenas ocorre no Baixo Mondego, e apenas se consegue vislumbrar nos municípios de Montemor-o-Velho e Coimbra, estando a decorrer acções que visam a sua propagação para outras áreas do território.

As acções contemplaram igualmente a tentativa de erradicação das espécies de plantas invasoras Ludwigia grandiflora e Ludwigia peploides por se encontrarem numa fase inicial de invasão na Região.

O projecto inclui ainda a instalação de barreiras flutuantes no Poço de Cal – Município de Montemor-o-Velho – com o objectivo de conservar o último exemplar de nenúfar-amarelo do Vale do Mondego.

O projecto FloraReply é financiado pelo Fundo Ambiental e dinamizado pela CIM Região de Coimbra em parceira com a Escola Superior Agrária de Coimbra.