Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM da Região de Coimbra entrega “Prémio João Ataíde” a João Parreira

31 de Outubro 2023 Jornal Campeão: CIM da Região de Coimbra entrega “Prémio João Ataíde” a João Parreira

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra atribuiu, hoje (31), o “Prémio João Ataíde 2023” a João Parreira, estudante de Direito na Universidade de Coimbra e fundador da Book In Loop, uma startup que visa promover a economia circular na área da educação, tornando a reutilização de manuais escolares uma realidade.

O “Prémio João Ataíde”, criado pela CIM da Região Centro, destinado a jovens entre os 18 e os 35 anos, naturais de Coimbra, tem o propósito de celebrar trajectórias profissionais notáveis e, ao mesmo tempo, fazer uma homenagem póstuma a João Ataíde, antigo secretário de Estado, presidente da CIM Região de Coimbra, presidente de Câmara e deputado.

Em apenas um ano, a Book In Loop foi responsável pela reutilização de mais de 100 mil livros, reduzindo significativamente a pegada ambiental e ajudando as famílias portuguesas a economizar até 170 euros por aluno. Em 2023, a empresa já contribuiu para uma poupança acumulada de mais de três milhões de euros.

João Parreira é também fundador da Baby In Loop, uma loja online de artigos de puericultura em segunda mão, que já evitou o desperdício de oito toneladas de produtos, e co-fundador da Zeroo, uma empresa que está a revolucionar a compra a granel com embalagens inteligentes e circulares.

“Os esforços de João Parreira começaram aqui, em Coimbra e na Região de Coimbra, mas a sua influência já se estendeu a todo o país, demonstrando um compromisso não apenas com o sucesso empresarial, mas também com a preservação do nosso planeta para as gerações futuras”, referiu Emílio Torrão, presidente da CIM Região de Coimbra.

O software vocacionado para a economia circular do ecossistema The Loop, desenvolvido para suportar os processos da Book In Loop e da Baby In Loop é actualmente utilizado por empresas como a Fnac, a Auchan, a Decathlon ou a Sonae.

Este ano, com foco especial no empreendedorismo, o Prémio João Ataíde visou encontrar alguém que se distinga nas áreas do desenvolvimento integral, nos processos de inclusão social e na resolução de situações de vulnerabilidade.

João Ataíde nasceu a 3 de Maio de 1958, na Figueira da Foz. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra e Pós-Graduado em Direito do Sector Empresarial do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, participou no programa de Capacitação Avançada de Líderes orientado pela Nova School of Business and Economics. Morreu aos 61 anos, a 21 de Fevereiro de 2020, vítima de doença súbita.