Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CIM da Região de Coimbra apoia a localização do novo aeroporto em Santarém

25 de Maio 2023 Jornal Campeão: CIM da Região de Coimbra apoia a localização do novo aeroporto em Santarém

Os autarcas da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra deliberaram, por unanimidade, apoiar a localização do novo aeroporto em Santarém.

A localização do novo aeroporto neste local foi uma das áreas escolhidas, no âmbito da avaliação ambiental estratégica do futuro aeroporto, segundo resolução do Conselho de Ministros.

Os autarcas da Região de Coimbra referem que se trata de uma localização “estratégica” que servirá o país e a região Centro, promovendo o “desenvolvimento e potenciando o aumento do turismo, a oferta de emprego, expansão de negócios, entre outros”, sublinha a CIM após a reunião realizada esta quinta-feira.

Caso o aeroporto venha a ser construído em Santarém, os autarcas afirmam que o investimento será na sua maioria privado, não necessitando de investimento público.

“Trata-se de uma localização diferenciada, mais próxima da Região de Coimbra e que apresenta soluções perfeitamente exequíveis para uma utilização confortável e eficiente pela população de todo o país”, refere o presidente do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão. “Além disso, terá uma influência decisiva na alavancagem e dinamização social e económica da Região”, acrescenta.

A CIM recorda que a necessidade de construção de um novo aeroporto em Portugal, devido à impossibilidade de expansão do aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tem, ao longo do tempo, “motivado as mais diversas discussões”.

Integram da CIM Região de Coimbra os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, do distrito de Coimbra, e Mealhada e Mortágua, dos distritos de Aveiro e de Viseu, respectivamente.