Coimbra  21 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cientistas reúnem-se em Coimbra para debater alterações climáticas

19 de Junho 2019

A Universidade de Coimbra vai receber 27 cientistas polares, de 12 países, entre segunda-feira (24) e quinta-feira (27) de Junho, num debate sobre o efeito das alterações climáticas na vida da Antártida.

Durante a reunião será identificado o progresso científico na região Antártica em relação às alterações climáticas nos últimos 10 anos na vida dos animais que lá vivem.

A abertura da sessão está prevista para as 16h00 de segunda-feira, no Museu da Ciência, onde vão ser discutidos e analisados vários problemas que preocupam os cientistas que estudam a Antártida, entre os quais o tipo de respostas dos animais às alterações climáticas, as mudanças no oceano Antártico no que respeita à vida dos animais marinhos, a adaptação e resiliência de espécies às alterações climáticas, e, ainda, o impacto da poluição na Antártida.

O encontro surge no âmbito do programa internacional SCAR AnT-ERA, e deste resultará um documento que deverá ser publicado como produto do Comité Científico para a Investigação Antártica (Scientific Committee on Antartic Research – SCAR), de forma a ajudar todas as partes interessadas, desde decisores políticos, o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) e, também, cientistas e o público em geral.

José Xavier, docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE), é o único cientista português como coordenador do SCAR Ant-ERA.

O investigador realça que esta iniciativa “reúne alguns dos melhores cientistas do mundo com o objectivo claro se de tentar perceber quais as espécies que irão sobreviver e quais as que se poderão extinguir numa região que mais tem sido afectada pelas alterações climáticas, com lições para o resto do planeta”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com