Coimbra  1 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cientistas da Universidade de Coimbra desvendam como o cérebro reconhece objectos

5 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Cientistas da Universidade de Coimbra desvendam como o cérebro reconhece objectos

Uma equipa de cientistas, liderada pela Universidade de Coimbra (UC), realizou um estudo para compreender como o cérebro reconhece objectos. Os resultados revelam que, ao pensar em objectos, o nosso espaço mental organiza-se em dimensões que auxiliam o cérebro na identificação e organização de informações sobre objectos. Essas dimensões são fundamentais na organização neuronal do conhecimento, orientando o nosso comportamento em relação aos objectos.

O estudo, conduzido por Jorge Almeida, docente e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC, foi publicado na revista científica Communications Biology, pertencente ao grupo da conceituada Nature. A pesquisa envolveu 400 participantes, entre 18 e 41 anos, aos quais foram mostrados 80 objectos de uso comum, desde ferramentas até objectos diversos.

Os participantes realizaram tarefas comportamentais e sessões de ressonância magnética funcional. Foram solicitadas avaliações de semelhança entre objectos com base em aspectos como aparência, função e manipulação. Jorge Almeida explica que o reconhecimento de objectos envolve navegar num espaço mental multidimensional, prevendo assim o comportamento humano e explicando as respostas neurais.

O estudo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação no âmbito do projecto ContentMAP, liderado por Jorge Almeida, fornece novos insights sobre o processo complexo de reconhecimento de objectos no cérebro. A equipa acredita que esta estratégia de organização multidimensional pode ser aplicada a outros conceitos, como rostos, animais e alimentos.