Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cientista da UC representa Portugal em organização internacional

12 de Junho 2017

Teresa Barata, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi nomeada representante de Portugal na International Space Weather Initiative (ISWI), organização científica internacional dedicada à Meteorologia Espacial.

Foi o director executivo da ISWI, Nat Gopalswamy, do “Salar Physics Laboratory”, que nomeou a cientista do Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC), já que pretende “criar uma rede de investigadores portugueses dedicados a esta matéria, de forma a potenciar actividades científicas e de disseminação e divulgação para o público em geral. Um dos objectivos desta rede será, também, aumentar a visibilidade dos investigadores portugueses e apoiar parcerias nacionais e internacionais”.

Para Teresa Barata, esta nomeação foi “uma honra” e é o “resultado de um trabalho pouco visível para o grande público mas que representa o esforço de uma equipa de investigação da Universidade de Coimbra, numa área científica de relevância notória nos próximos anos”.

A investigadora acrescenta, ainda, que ao nível individual “é uma motivação para continuar a desenvolver projectos e trabalhos no âmbito do CITEUC e na Universidade de Coimbra e uma oportunidade de aumentar os conhecimentos científicos nesta área”.

Por Meteorologia Espacial “entende-se a monitorização, estudo e previsão de fenómenos provocados pela interacção entre a actividade solar e Terra. Estes fenómenos têm impacto em actividades económicas e societais, tais como navegação aérea, distribuição de redes eléctricas, entre outros”, explica a cientista.

O ISWI é um programa de cooperação científica internacional, com o objectivo de promover e disseminar actividades de Space Weather (meteorologia espacial) para fins científicos e público em geral.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com