Coimbra  20 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cidade dos estudantes passa a ser dos marinheiros durante uma semana

10 de Maio 2019

O Dia da Marinha, que se assinala a 20 de Maio e inclui um programa extenso de comemorações, vai ser celebrado em Coimbra e na Figueira da Foz, entre amanhã (11) e o próximo dia 19 de Maio.

São várias as actividades proporcionadas pela Marinha, cujo público-alvo este ano são os mais jovens, convidando as escolas, e também o público em geral, a usufruir de todas as actividades preparadas para estes dias e que são totalmente gratuitas.

A ideia é dar “oportunidade para os alunos das escolas básicas 2, 3 e do secundário a informarem-se sobre as possibilidades das ofertas profissionais de que a Marinha dispõe”, revela a organização.

Em Coimbra, durante mais de uma semana, a “base naval” da Marinha será no Pavilhão Centro de Portugal e no Parque Verde do Mondego, com várias exposições e actividades, entre as 10h00 e as 18h00 ou até às 20h00, no caso de ser fim-de-semana. Simuladores de helicóptero e de navio (actividade a partir dos três, quatro anos); air-soft; torre de escalada; actividades desportivas ou baptismos de mergulho em piscina são algumas das actividades que podem ser experimentadas em Coimbra.

Ainda na cidade dos estudantes, que será dos marinheiros durante alguns dias, a partir da praça da Canção, de 15 a 19 de Maio, haverá actividades náuticas no rio Mondego, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

No dia 17 de Maio (sexta-feira), a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) recebe o colóquio “O mar: tradições e desafios”, com a presença do Chefe do Estado Maior da Armada, almirante António Calado. O evento terá lugar no Teatro Paulo Quintela, a partir das 09h15 e até às 18h15. Marcarão, ainda, presença o reitor da UC, Amílcar Falcão, entre outros oradores especialistas no tema, sendo o colóquio encerrado pelo director da FLUC, José Pedro Paiva, e pelo presidente da Academia de Marinha, Almirante Francisco Vidal Abreu.

À noite (21h30), e com entrada gratuita, no Jardim da Sereia, realiza-se um concerto pela Banda da Armada.

Para dia 18 de Maio (sábado), está prevista uma homenagem aos conimbricenses mortos em combate, a partir das 15h00, no monumento aos mortos da Grande Guerra 1914/1918, seguindo-se um novo concerto pela Banda da Armada, desta vez no Convento de São Francisco, pelas 17h30, e com entrada paga.

Em Coimbra, as comemorações terminam a 19 de Maio, com a cerimónia religiosa, na igreja de Santa Cruz, às 09h00; pelas 11h00 tem início a cerimónia militar na avenida de Emídio Navarro e, logo depois, às 12h15, realiza-se uma demonstração de capacidades no rio Mondego.

Já na Figueira da Foz, de 11 a 19 de Maio, vai ser possível visitar os navios da Marinha atracados no Cais Comercial do Porto da Figueira da Foz, além de actividades náuticas com baptismos de mar – em lanchas anfíbias – LARC´s (actividade a partir dos três e quatro anos), em botes dos fuzileiros e do Instituto de Socorros a Náufragos.

Entre 18 e 20 de Maio, a Marinha disponibiliza acesso gratuito ao seu Museu, ao Aquário Vasco da Gama, à Fragata D. Fernando II e D. Glória, ao Planetário Calouste Gulbenkian e aos vários faróis de Portugal.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com