Coimbra  16 de Junho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cidadãos por Coimbra anuncia novamente Jorge Gouveia Monteiro como candidato

8 de Maio 2021 Jornal Campeão: Cidadãos por Coimbra anuncia novamente Jorge Gouveia Monteiro como candidato

O Cidadãos por Coimbra (CpC) anunciou, hoje, que Jorge Gouveia Monteiro será novamente o candidato número um na lista da Câmara Municipal de Coimbra, com Sónia Filipe como número dois.

O primeiro candidato à Assembleia Municipal é João Malva.

A cerimónia foi realizada, em plenário, no auditório ao ar livre de Santo António dos Olivais.

Sónia Filipe trabalha na Reitoria da Universidade de Coimbra (UC), coordenando e/ou dirigindo a actividade arqueológica aí desenvolvida. Integrou o Gabinete do Paço das Escolas da Reitoria da Universidade de Coimbra, e, posteriormente, o Gabinete da Reitoria da Universidade de Coimbra que elaborou o processo de candidatura da UC a Património Mundial pela UNESCO, desde a sua génese. Actualmente faz parte do Gabinete para as Novas Instalações, na Reitoria da mesma Universidade. É ainda consultora da área do Património e Arqueologia, e autora e/ou coautora de diversos artigos na área da arqueologia (incluindo a arqueologia urbana, arqueologia do edificado, bem como no domínio das arqueociências, estudos de materiais arqueológicos e divulgação patrimonial).

João Malva é cidadão de Coimbra, onde nasceu em 1965. Licenciou-se em Biologia em 1987 e doutorou-se em Biologia Celular em 1997. Em 2009 obteve a sua agregação em Ciências da Saúde no ramo de Biomedicina, pela UC. É investigador coordenador da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Foi ainda Professor de Fisiologia na Universidade do Minho e pesquisador especial visitante na Universidade Federal do Ceará (Fortaleza, Brasil). A sua carreira científica tem-se desenvolvido no domínio das Neurociências e na procura de soluções inovadoras para responder aos desafios da sociedade relacionados com o envelhecimento. Coordena o grupo de investigação “Vida Saudável e Envelhecimento Activo” no Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), da Faculdade de Medicina. É mentor e coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Activo e Saudável. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências (2007-2011) e é membro (desde 2006) da European Dana Alliance for the Brain (EDAB). Coordena a Escola Europeia de Doutoramento em Envelhecimento na Comunidade de Inovação e Conhecimento EIT Health, desde 2019 e foi mentor e coordenador da proposta H2020 Teaming MIA-Portugal para a implementação do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento, Centro de Investigação de Excelência em Coimbra. Foi secretário da Assembleia (2009-2015) e membro do Conselho Científico da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2015-2017), sub-director (2013-2015) e membro do Conselho Científico (desde 2020) do Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC. Publicou mais de 170 artigos científicos; capítulos de livros; e vários livros com reconhecimento internacional. É citado mais de 4 500 vezes pela comunidade científica internacional.