Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Cidadãos com deficiência visual experimentam nova modalidade desportiva em Coimbra

26 de Maio 2023 Jornal Campeão: Cidadãos com deficiência visual experimentam nova modalidade desportiva em Coimbra

A modalidade de Showdown chega à cidade de Coimbra, proporcionando uma nova experiência desportiva para cidadãos com deficiência visual. No próximo sábado, dia 27 de Maio, às 10h30, os associados da Delegação de Coimbra da ACAPO terão a oportunidade de jogar Showdown, no Pavilhão das Palmeiras, gentilmente cedido pelo Sport Clube Conimbricense (SCC). Durante o evento, será feita uma apresentação e demonstração da modalidade, convidando os associados presentes a desfrutarem da prática desportiva.

A iniciativa decorre no Pavilhão das Palmeiras, na Rua Simões de Castro, 138, em Coimbra, das 10h30 às 12h30 e é organizada pela ACAPO.

A ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal é a instituição que defende e representa os interesses dos cidadãos com deficiência visual em Portugal. Com quase 100 anos de história associativa, a ACAPO luta há mais de 30 anos pela defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual no país, representando-as junto de entidades nacionais e internacionais relacionadas com a deficiência visual. A associação possui 12 Delegações espalhadas pelas principais capitais de distrito, dois Departamentos de Apoio ao Emprego e Formação Profissional, três CAVI – Centros de Apoio à Vida Independente e um Centro de Produção Documental. Através dessas estruturas, a ACAPO oferece serviços de habilitação e reabilitação para pessoas com deficiência visual de todas as idades, incluindo apoio psicológico e social, treino de orientação e mobilidade, treino de actividades da vida diária, ensino do Braille e das tecnologias de informação e comunicação. A associação também realiza acções de formação, apoia a procura de emprego e a integração no mercado de trabalho, disponibiliza assistência pessoal a mais de 180 pessoas em todo o país e produz informações e materiais em formatos e suportes acessíveis. Contando com o empenho diário de 150 colaboradores, a ACAPO trabalha incansavelmente para promover a reabilitação e inclusão das pessoas com deficiência visual.