Coimbra  25 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclo “Vamos Conversar” decorre no Centro Cultural Penedo da Saudade

8 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Ciclo “Vamos Conversar” decorre no Centro Cultural Penedo da Saudade

O Centro Cultural Penedo da Saudade, do Instituto Politécnico de Coimbra, dá prosseguimento, no dia 14, ao projecto “Vamos Conversar”, um ciclo de conversas e debates com personalidades da literatura.

O projecto visa estimular reflexões sobre a cultura e a educação com o objectivo de potencializar novos fluxos de interacção e criação na cidade de Coimbra.

Pretende ainda fazer desses encontros ágoras de troca de ideias entre os convidados e o público, de modo que todos sintam-se acolhidos e valorizados, e que o debate gere conhecimento e transformação.

Esta iniciativa trata-se de uma realização do Centro Cultural Penedo da Saudade e co-organização da Aquarela Brasileira Multimedia, com mediação de Wagner Merije.

A convidado deste mês de Outubro é Elisa Lucinda.

A conversa decorre pelas 18h30 e terá transmissão em directo no Facebook do Centro Cultural Penedo da Saudade e em streaming pelo Zoom:

https://videoconfcolibri.zoom.us/j/85260925166?pwd=NThlbVU4UGJLaFlzMnUwNFd0T0c5Zz09 com o ID: 852 6092 5166 e a senha de acesso: 932372.

Elisa Lucinda é poeta, actriz, cantora, jornalista e professora e tem 19 livros publicados. Uma das poetas brasileiras mais celebradas no Brasil e fora, é autora dos livros de poesia “Eu te amo e suas estreias”, “A fúria da beleza”, “O semelhante”, entre outros. Com o seu romance de estreia “Fernando Pessoa, o cavaleiro de nada”, uma fenomenal obra sobre a vida e trajectória do inventivo poeta português, foi finalista do prémio São Paulo de Literatura em 2015. É também autora teatral e de livros infantis e responsável por projectos que popularizam a poesia entre jovens.

Reconhecida internacionalmente como actriz de teatro, novelas e cinema, em 2020 recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival de Cinema de Gramado pelo conjunto da obra. Militante em prol da liberdade e da democracia, é uma das mais importantes vozes da Campanha pela Erradicação do Racismo no Brasil, tendo sido agraciada em 2010 com o Prémio Raça Negra.