Coimbra  30 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclo de palestras “Ciência às Seis!” regressa em formato online

19 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Ciclo de palestras “Ciência às Seis!” regressa em formato online

O ciclo de divulgação de ciência “Ciência às Seis!” vai regressar em modelo online.

Esta iniciativa do RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra é coordenada por Carlos Fiolhais, Professor de Física e director do Centro, e tem a participação de António Piedade, bioquímico e comunicador de Ciência. Todas as palestras terão o seu início pelas 18h00 e os links para os interessados poderem assistir serão divulgados oportunamente em https://www.uc.pt/iii/romuloccv e https://www.facebook.com/pg/Romuloccvuc/events/?ref=page_internal .

Esta é a quinta temporada do ciclo “Ciência às Seis!” que já trouxe a Coimbra várias dezenas de notáveis cientistas e divulgadores de ciência portugueses, envolvendo activamente cerca de 4 000 espectadores.

“Com a edição deste ano lectivo de 2020/2021, constituída por 13 palestras, pretende-se dar a conhecer aos interessados o estado actual do conhecimento científico e cultural em diversas áreas da ciência e da cultura como a Matemática, a Astronomia, a Física, a Biologia, a Geologia, a Engenharia, a Comunicação de Ciência, a História da Ciência, a Sociologia, a Literatura e a Arte, numa perspectiva interdisciplinar. É um convite a uma viagem pela diversidade do conhecimento científico”, adiantou o RÓMULO.

De entre os palestrantes, encontram-se cientistas reconhecidos nacional e internacionalmente pela sua investigação científica, que são também destacados comunicadores da sua ciência.

Ao longo do ciclo, serão apresentados, numa linguagem acessível a todos, os desafios com que se deparam os cientistas das áreas atrás indicadas e destacados os contributos para o nosso dia-a-dia que resultam do avanço do conhecimento científico. O papel da ciência na sociedade também será discutido, com particular ênfase sobre as pseudociências que inundam as redes sociais.

Programa:

2020

 

– 20 de Outubro – “Apresentações orais: boas e más práticas”, por Luís Adriano Oliveira do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

– 21 de Outubro – “História Global de Portugal”, por José Eduardo Franco, da Universidade Aberta e investigador do CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, José Pedro Paiva, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Carlos Fiolhais, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e director do RÓMULO.

– 27 de Outubro – “Jornalistas, cientistas e factos alternativos”, por José Vítor Malheiros, jornalista de ciência.

– 3 de Novembro – “Química industrial: Baekeland e Carothers”, por Raquel Gonçalves-Maia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

– 10 de Novembro – “Modelos: o seu lugar na relação Ciência e Arte”, por Olga Pombo, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

– 18 de Novembro – “Movimentos estudantis em Coimbra: entre 1969 e 1974”, por João Gouveia Monteiro, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e director da Biblioteca Geral da mesma Universidade, e Rui Bebiano, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais desta Universidade.

– 24 de Novembro – DIA DO RÓMULO – “Os Dinossauros de Carenque”, por António Galopim de Carvalho, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – às 16h00. “Apanhados pelo vírus: factos e mitos na pandemia de COVID-19”, por David Marçal, comunicador de ciência – às 18h00.

– 15 de Dezembro – “O prémio Nobel da Física 2020”, por Carlos Fiolhais, do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

 

2021

– 05 de Janeiro – “Sociologia das cidades”, por Carlos Fortuna, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

12 de Janeiro – “Ciência e banda desenhada” – por João Ramalho-Santos, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

– 19 de Janeiro – “A ciência em Eçã de Queiroz”, por Helena Santana, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.