Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclo de Outono de Órgão de Tubos termina com concerto em Miranda do Corvo

24 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Ciclo de Outono de Órgão de Tubos termina com concerto em Miranda do Corvo

Um concerto com a participação dos músicos João Santos e Paulo Bernardino em Miranda do Corvo, na sexta-feira, vai encerrar o 4.º Ciclo de Outono de Órgão de Tubos da Região de Coimbra.

O organista Paulo Santos e o acordeonista Paulo Bernardino actuam, às 21h00, na igreja do Convento de Santa Maria de Semide, naquele concelho do distrito de Coimbra.

O programa da noite começa às 20h00 com uma visita guiada ao Convento de Semide, fundado em 1154 e classificado como imóvel de interesse público desde 1993, seguida de uma degustação de produtos regionais proporcionada pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo.

Promovido pela Fundação Inatel, com a colaboração das autarquias anfitriãs, o Ciclo de Órgão de Tubos da Região de Coimbra passou antes pelos concelhos de Arganil, Penacova e Coimbra.

Esta edição do ciclo tem como curador o maestro Paulo Bernardino, tendo contado pela primeira vez com a participação de uma instrumentista estrangeira, a espanhola Marisol Mendive, que actuou no dia 13, no Mosteiro de Lorvão, concelho de Penacova.

O programa começou no dia 07, com o organista Ricardo Toste, na igreja da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, enquanto a 21 o Seminário Maior de Coimbra acolheu o organista Rui Soares e a soprano Fabiana Magalhães.

No início de Outubro, o director da Fundação Inatel de Coimbra, Bruno Paixão, salientou que a região tem uma “relevante concentração de órgãos históricos”, muitos deles do século XVIII, no entanto, “a maior parte continua escondida”.

“Temos mais de 40 órgãos de tubos na região de Coimbra, em nove concelhos, mas a população não sabe da existência da sua maioria. Uma parte substancial não funciona de todo, outra tem funcionamento muito limitado”, lamentou.

Tal como nas sessões anteriores, é gratuita a entrada no concerto de sexta-feira, no Convento de Semide.

Para a visita guiada que antecede o espectáculo e para a degustação de produtos regionais, às 20h00, os interessados deverão fazer a sua inscrição até às 12h00 de quinta-feira, através do endereço de correio electrónico cultura@cm-mirandadocorvo.pt.