Coimbra  19 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclismo: Subida Ponte das Três Entradas – Colcurinho no domingo

16 de Novembro 2018 Jornal Campeão: Ciclismo: Subida Ponte das Três Entradas – Colcurinho no domingo

São 18 quilómetros de constante subida entre a Ponte das Três Entradas, onde os rios Alva e Alvoco se unem, até aos 1 230 metros do Monte do Colcurinho, numa das mais espectaculares provas do nosso país, que vai decorrer no concelho de Oliveira do Hospital.

É este o palco da 1.ª Cronoescalada – Subida Épica do Colcurinho que se vai realizar no próximo domingo (dia 18), com a partida da Ponte das Três Entradas agendada para as 10h00 e a chegada ao Colcurinho, pelas 12h00.

Trata-se de um evento de Bicicleta de Estrada numa das mais bonitas e desafiantes “Subidas Épicas Aldeias do Xisto”.

Esta cronoescalada, em formato de partida em linha, é aberta a todos os atletas que competirão com os amigos e desconhecidos, mas, sobretudo, lutarão contra o tempo, numa competição salutar que terminará bem no alto, aos 1 230 metros de altitude, numa varanda privilegiada sobre a Serra da Estrela, e de onde se avista uma das mais belas paisagens de Portugal.

As Aldeias do Xisto e o Município de Oliveira do Hospital são os promotores deste evento, contando com a organização da Ultra Spirit, responsável pelo projecto das Subidas Épicas, em parceria com a Secção BTT Lazer da ARCC de Oliveira do Hospital.

A prova disputa-se numa manga única, aberta a todos os participantes, e onde serão apurados os vencedores.

Estas subidas são equipadas com sinalética permanente que dão aos ciclistas e demais utilizadores a indicação da distância ao cume, da altitude e da inclinação no próximo quilómetro.

Tornam, assim, em pistas de treino permanentes para quem faz do ciclismo o seu desporto favorito, sobretudo para os apaixonados pela montanha, que desta forma podem vir em autonomia, com os seus amigos ou sozinhos, ultrapassar estes desafios, voltando depois para bater sucessivamente os seus recordes.

Na edição deste ano, o evento conta com uma novidade, que consiste na participação de bicicletas eléctricas de motor, com potência limitada a 250 W, num contexto de exibição sem carácter competitivo.

Com a realização deste tipo de eventos, o Município de Oliveira do Hospital pretende promover o território, através de uma nova oferta desportiva: o ciclismo em alta montanha, reforçando também a sua política de promoção do desporto para todos e a divulgação do património natural e edificado.