Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ciclismo: Etapa da Volta parte hoje de Oliveira do Hospital

5 de Agosto 2019

Oliveira do Hospital é palco, hoje, da partida da quinta etapa da 81.ª Volta a Portugal, pelas 13h10, do largo de Ribeiro do Amaral, com um percurso que passa por uma grande parte do território do concelho.

Com um percurso de 158 quilómetros, esta quinta etapa parte do centro da cidade de Oliveira do Hospital na hora do almoço, seguindo pela avenida de Dr. Carlos Campos, rotunda do Empresário e rotunda do Cavaleiro, com destino à Guarda.

No concelho oliveirense, o pelotão passa pelas seguintes localidades: Catraia de S. Paio (13h15); N17 – Sr. Das Almas (13h18); N17 – Vendas de Galizes (13h21); Galizes (13h24); Nogueira do Cravo (13h27); Bobadela (13h34); Travanca de Lagos (13h38); Quinta da Adarnela (13h45); Lagares da Beira (13h47); Ervedal da Beira (13h56); Vila Franca da Beira (14h00); Aldeia Formosa (14h03); Seixo da Beira (14h05); Felgueira Velha (14h12).

De referir, ainda, que durante a manhã está disponível, no largo de Ribeiro do Amaral, a Feira de Animação e o Clube da Volta.

Como assinala o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, “é sempre muito prestigiante para Oliveira do Hospital voltar a receber este grande evento do ciclismo nacional, que tem sempre um impacto muito positivo ao nível da promoção do território e da dinamização da economia local”.

“Trata-se de um evento desportivo que é uma marca no país e um importante meio de promoção do desporto, do património e do potencial turístico, da gastronomia e da cultura e que Oliveira do Hospital tem a honra de receber”, acrescenta.

Gustavo Veloso defende a liderança

O espanhol Gustavo Veloso (W52-FC Porto) defende hoje a liderança na quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta, entre Oliveira do Hospital e a Guarda, que antecede o dia de descanso da prova.

O pelotão da ‘Portuguesa’ enfrenta uma ligação de 158 quilómetros para chegar à Guarda, arrancando de Oliveira do Hospital para um dia mais ‘leve’ do que o da quarta tirada, no qual os ciclistas subiram à Torre, na Serra da Estrela.

Ainda assim, atravessam um total de três metas volantes e outras tantas contagens de montanha, a primeira de quarta categoria, em Canas de Senhorim, aos 43 quilómetros.

Segue-se uma contagem de segunda categoria, dentro dos últimos 10 quilómetros, antes de a meta coincidir com uma subida categorizada de terceira, que deverá afastar os ‘sprinters’ da discussão pela vitória.

Depois da Torre, onde o português João Rodrigues (W52-FC Porto) triunfou, os ‘dragões’ reforçaram o domínio na prova, com Veloso a cimentar a liderança, com 13 segundos de vantagem sobre Rodrigues.

Em terceiro está o espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano), a 20 segundos, enquanto Jóni Brandão (Efapel) é quarto, a 27, completando o quarteto de principais favoritos à vitória final.

Depois dos 158 quilómetros de hoje, o pelotão descansa na Guarda, antes de cumprir as derradeiras cinco etapas da prova, que se estende até domingo e fecha com um contrarrelógio entre Vila Nova de Gaia.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com