Coimbra  27 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC vai receber doação de equipamento de esterilização de ar

25 de Abril 2021 Jornal Campeão: CHUC vai receber doação de equipamento de esterilização de ar

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai receber, na segunda-feira (26), pelas 12h00, um equipamento de esterilização de ar, denominado “Pure Tower”.

O instrumento, oferecido pela empresa STREAK – Engenharia em Automação, vai ficar instalado na unidade covid A do Hospital Geral (HG).

Segundo o CHUCH, “o PureTower passou por vários testes e rigorosos processos de certificação elaborados por laboratórios independentes”. Os testes bacteriológicos segundo a norma ISO 15714:2019, realizados pelo Biocant, obtiveram taxas de esterilização de 95,4% do ar numa passagem apenas. De referir que este é o primeiro equipamento desenvolvido e validado microbiologicamente em Portugal segundo esta norma.

O Pure Tower tem uma dose de radiação de 24,600 mJ/cm2, o que garante a inactivação da covid-19 a uma taxa superior a 99,9%.

“Este equipamento, durante os ensaios no Biocant, foi cedido ao HG do CHUC, em Novembro de 2020 para ser utilizado numa sala de mudança dos equipamentos de proteção individual (EPIs), contribuindo para que os profissionais de saúde sentissem mais segurança, num momento tão delicado e desgastante, tanto física como mentalmente”, assinalou o CHUC.

Na entrega do equipamento vão estar presentes o Conselho de Administração do CHUC; elementos da unidade covid A do HG; Sérgio Correia e Peter Santos, da empresa STREAK; Joana Branco, directora executiva do Biocant, que procedeu à certificação do equipamento; e Paulo Santos, director executivo da Incubadora de Empresas do IPM, que tem apoiado a STREAK no financiamento de projectos de inovação e incubação da empresa ‘spin-off’ criada para explorar esta nova área de negócio.