Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC suspende cirurgias programadas

7 de Janeiro 2021 Jornal Campeão: CHUC suspende cirurgias programadas

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) suspendeu a actividade cirúrgica programada, convencional e ambulatória, no bloco operatório central, de forma a mobilizar recursos humanos necessários ao reforço do dispositivo do plano de contingência da covid-19, reduzindo a pressão sobre os Serviços de internamento e a circulação de pessoas no pólo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC).

Mantêm-se, no entanto, as cirurgias de doentes oncológicos, urgências diferidas e doentes muito prioritários e prioritários.

As consultas externas subsequentes, sempre que o doente reúna critérios para o efeito, deverão ser, preferencialmente, substituídas por teleconsultas ou consultas não presenciais.

O CHUC alerta, ainda, que ficam, também, suspensas, no pólo HUC, as actividades presenciais dos alunos da Universidade de Coimbra e das Escolas Superiores de Enfermagem e de Tecnologia da Saúde, com excepção dos alunos do 6.º ano de mestrado integrado de Medicina, alunos dos cursos de especialidade em enfermagem e alunos cuja suspensão do ensino clínico comprometa a conclusão do curso.

As medidas serão revistas, em função da forma como a situação evoluir.