Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC reduzem transplantação hepática devido a bactéria

30 de Setembro 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) confirmou, hoje, que houve uma redução da actividade na Unidade de Transplantação Hepática, explicando que tal se deve ao facto de existirem doentes portadores de uma bactéria, que, no entanto, não causou nenhuma infecção.

Foi o jornal “Público” que revelou, hoje, que o programa de transplantes hepáticos de adultos do CHUC não estaria a aceitar novos doentes para internamento por causa de uma bactéria multirresistente detectada no serviço.

Segundo aquela unidade hospitalar disse à agência Lusa, “a situação já estava sinalizada, tendo sido identificados os factores de risco que a podem ter condicionado”.

De acordo com a Administração, “os exames clínicos e as análises efectuadas permitem concluir que oito doentes se encontram colonizados por ‘enterobacteriaceae’ produtoras de ‘carbapenemases’ e não infectados”.

“Estão em curso as medidas consideradas adequadas e necessárias para o controlo desta situação e a melhoria das condições existentes na Unidade em causa”, refere o CHUC, adiantando que, contudo, as ‘enterobacteriaceae’ são bactérias que fazem parte da flora intestinal normal dos seres humanos, local onde habitam sem provocar doença”.

No entanto, se as mesmas atingiram “outros locais do organismo, como o aparelho urinário ou a corrente sanguínea, podem causar infecções em pessoas susceptíveis (nomeadamente nos doentes imunodeprimidos/transplantados)”.

“Quando esta bactéria habita o intestino dos seres humanos sem provocar doença, a isto chama-se ‘colonização’ e a pessoa diz-se ‘portadora’. Os portadores podem manter-se colonizados durante meses a anos, mas não necessitam de tratamento”, salienta o CHUC.

O comunicado adianta, ainda, que a Administração está a tentar reforçar os recursos humanos na Unidade de Transplantação Hepática.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com