Coimbra  22 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC: Recuo superior a mil cirurgias num ano, diz médico

22 de Janeiro 2018

O médico José Manuel Silva alertou, hoje, para o recuo de “mais de mil” cirurgias ocorrido no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra no horizonte de um ano (2015 -16).

Anterior bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva fez a advertência na qualidade de vereador da Câmara conimbricense, cargo para que foi eleito, a 01 de Outubro de 2017, pelo movimento “Somos Coimbra”.

“Não foi, seguramente, por falta de listas de espera” para realização de cirurgias que diminuiu o número daqueles actos médicos, assinalou.

Segundo o ex-bastonário, “por vezes, até medicamentos é necessário substituir, como antibióticos, por exemplo, devido a ruptura de stocks”.

“O desinvestimento crescente no CHUC por parte de sucessivos governos está a ter consequências catastróficas e isso devia preocupar o presidente da Câmara Municipal de Coimbra” (CMC), opina o vereador.

De acordo com o autarca, o número de camas do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra baixou em 151 unidades (de 1 959 para 1 808) num horizonte de quatro anos (2012 -16).

Trata-se de “razões estritamente financeiras e de destruição progressiva do Serviço Nacional de Saúde”, alega o anterior bastonário da Ordem dos Médicos.

“Por falta de camas, há doentes que, no Hospital, dos Covões, estão vários dias numa maca, no Serviço de Urgência”, advertiu.

Segundo o médico, o recente aumento do capital estatutário do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, no montante de 67,20 milhões de euros, foi “apenas para pagar esmagadoras dívidas”.

Mediante despacho do secretário de Estado do Tesouro, o capital estatutário do CHUC ascende, agora, a 138,55 milhões de euros. “É demasiado pouco para o maior centro hospitalar nacional”, opina o ex-bastonário.

Para José Manuel Silva, “a defesa do CHUC passa pela CMC, que tem de quebrar o seu cúmplice silêncio”.

“Um CHUC fragilizado é uma Coimbra fragilizada”, concluiu o vereador.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com