Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC organiza Curso de Pequena Cirurgia nos Cuidados de Saúde Primários

22 de Outubro 2021 Jornal Campeão: CHUC organiza Curso de Pequena Cirurgia nos Cuidados de Saúde Primários

O Serviço de Cirurgia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai dinamizar o “II Curso de Pequena Cirurgia nos Cuidados de Saúde Primários”, que se destina a especialistas de Medicina Geral e Familiar e a médicos internos de Medicina Geral e Familiar (MGF).

Segundo o CHUC, o curso surgiu devido “a uma tendência crescente de descentralização dos Cuidados de Saúde através da capacitação dos Centros de Saúde, para que estas unidades possam prestar um melhor e mais diferenciado apoio às suas populações”.

O curso é, sobretudo, prático e tem como objectivo fundamental formar e motivar os jovens médicos de família, habilitando-os com competências básicas de pequena cirurgia, o que facilitará a criação de pólos de pequena cirurgia que possam servir em proximidade as populações de cada Centro de Saúde sem compromisso da qualidade dos serviços de saúde prestados.

O CHUC adianta que muitos Centros de Saúde já dispõem das infra-estruturas necessárias à realização de pequenas cirúrgicas, como a drenagem de abcessos e excisão de pequenas lesões benignas. O desenvolvimento destas unidades poderá diminuir “a pressão frequentemente, acima das suas capacidades, com listas de espera excessivamente longas”.

O curso resulta da colaboração do Serviço de Cirurgia Geral do CHUC com a Coordenação Internato de Medicina Geral e Familiar (MGF) da Região Centro e baseia-se num modelo de aprendizagem teórico-práctica recorrendo à apresentação de temas teóricos e casos clínicos e a sessão de práctica de sutura em laboratório com treino em modelos de bancada. Posteriormente, em ambiente hospitalar, serão tutorados, por cirurgiões, na ajuda e na realização de actos de pequena cirurgia.