Coimbra  9 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC: Martins Nunes junta Direcção Clínica à gestão

24 de Novembro 2016 Jornal Campeão: CHUC: Martins Nunes junta Direcção Clínica à gestão

José Martins Nunes, cujo segundo mandato de presidente do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) está prestes a terminar, vai exercer, ainda, a função de director clínico.

Ex-secretário de Estado da Saúde, Nunes substitui como titular da Direcção Clínica o estomatologista José Pedro Figueiredo.

Neste contexto, Martins Nunes acrescenta ao estatuto de timoneiro o cargo de vogal executivo, indicou fonte próxima do médico e gestor.

José Pedro renunciou à qualidade de director clínico por motivos do foro pessoal.

Martins Nunes tinha sido reconduzido, no começo de 2014, no cargo de presidente do Conselho de Administração do CHUC, sendo coadjuvado por António Marques (enfermeiro-director), António Pedro Lopes e Pedro Roldão (único gestor que transitou do CA dos Hospitais da Universidade).

Apesar de em 2011 a gestão só ter sido exercida durante uns dias, o ano valeu por inteiro para efeitos de duração do exercício económico tratando-se a instituição de uma entidade pública empresarial.

Secretário de Estado da Saúde no último Governo de Aníbal Cavaco Silva, José Martins Nunes tinha sido, em 1990 – 91, adjunto da Direcção Clínica dos HUC, e, de 2003 a 2005, coadjuvou o Conselho de Administração liderado por Nascimento Costa.

O CHUC resultou da fusão dos Hospitais da Universidade, Maternidade de Daniel de Matos, Centro Hospitalar (Hospital dos Covões, Pediátrico e Maternidade de Bissaya Barreto) e Centro Hospitalar Psiquiátrico.