Coimbra  18 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC lidera o nó português de dados de saúde

20 de Julho 2023 Jornal Campeão: CHUC lidera o nó português de dados de saúde

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) destaca-se no campo da investigação em saúde em Portugal, ao assumir o papel de instituição coordenadora do Nó Português do OHDSI (Observational Health Data Space and Informatics).

Trata-se de uma colaboração entre 15 organizações de saúde e parceiros tecnológicos nacionais que implementaram infraestruturas OMOP-CDM (Observational Medical Outcomes Partnertship – Common Data Model), permitindo a harmonização de dados através de um modelo universal. O projecto responsável por esses avanços no CHUC é o EHDEN (European Data and Evidence Network).

Conhecido como “Odyssey”, o OHDSI é uma rede colaborativa interdisciplinar que visa agregar valor aos dados de saúde por meio de sua colheita e harmonização em larga escala. O objectivo é estabelecer evidências científicas precisas, reproduzíveis e calibradas para apoiar a tomada de decisões, de forma acessível a todos os interessados.

A criação do Nó Português foi impulsionada pelo desejo de promover a colaboração entre as organizações de saúde portuguesas interessadas em participar neste movimento, cujo objectivo principal é a transversalidade dos dados de saúde. Essa abordagem permitirá a partilha segura e anónima de informações de saúde entre diferentes instituições e investigadores, o que pode acelerar novas descobertas e melhorar os resultados em saúde para os doentes.

O CHUC, com sua vasta experiência e reconhecimento em investigação e inovação em saúde, foi escolhido para liderar este esforço de coordenação. A instituição está comprometida em promover a excelência em investigação e inovação, e o OHDSI representa uma oportunidade única para avançar nesta área.

Ao assumir o papel de instituição coordenadora do Nó Português do OHDSI, o CHUC estará na vanguarda da investigação baseada em dados de saúde em Portugal. Além disso, o envolvimento activo no OHDSI permitirá ao CHUC estabelecer colaborações com instituições e investigadores internacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento em saúde à escala global.

Espera-se que essa iniciativa traga benefícios significativos para a saúde pública em Portugal, fornecendo uma base sólida para a investigação científica, melhorando a eficiência dos cuidados de saúde e ajudando a informar políticas e práticas médicas baseadas em evidências.

“A colaboração entre as instituições e a harmonização dos dados de saúde certamente abrirão novas possibilidades para a investigação em saúde e trarão benefícios tangíveis para os doentes e a sociedade como um todo”, refere o CHUC.

O EHDEN é uma iniciativa lançada em Novembro de 2018 com o objectivo de abordar os desafios actuais relacionados com a geração de conhecimento e evidência a partir de dados clínicos de mundo real em larga escala. O seu propósito é apoiar doentes, clínicos, pagadores, reguladores, governos e a indústria na compreensão do bem-estar, doenças, tratamentos, resultados e novas terapêuticas e dispositivos.