Coimbra  28 de Novembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC integra Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina

17 de Novembro 2021 Jornal Campeão: CHUC integra Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina

O Laboratório de Hemostase do Serviço de Patologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) passou a integrar a Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina.

Fruto desta integração na Rede Europeia de Centros de Referência de Geração de Trombina, o Laboratório de Hemostase do Serviço de Patologia Clínica (SPC) vai receber ainda este mês, amostras provenientes de Espanha para serem analisadas, revelou o CHUC.

“O Serviço de Patologia Clínica do CHUC reforça, através do Laboratório de Hemostase, a sua afirmação como um centro de excelência a nível nacional e internacional na área da coagulação”, disse o director do SPC, Fernando Rodrigues.

De acordo com o responsável pelo Laboratório de Hemostase do SPC, João Mariano Pego, “o teste de geração de trombina permite avaliar riscos e fenómenos trombóticos, hemorrágicos, bem como avaliar o perfil inibidor de terapêutica anticoagulante”.

“Apesar de uma em cada quatro pessoas em todo o mundo morrer anualmente devido a condições causadas por trombose, este facto não é amplamente conhecido, sendo uma questão urgente de saúde pública”, sublinhou.

“O Laboratório de Hemostase tem tido um crescimento sustentado e é expectável que em 2021 realize mais de 450 mil análises de coagulação. Tem apostado fortemente na sua diferenciação, nomeadamente com a introdução de novos testes, realizando mais de 50 parâmetros diferentes de coagulação, alicerçando-se em metodologias de referência e acompanhando o que de melhor e mais inovador se faz nos Centros de Referência Internacionais desta área”, concluiu João Mariano Pego.

Além de todos os serviços do CHUC, o laboratório recebe amostras de outras instituições, incluindo de vários centros hospitalares e hospitais públicos nacionais, hospitais privados, laboratórios privados e ainda amostras provenientes do estrangeiro.

O Laboratório de Hemostase do SPC do CHUC integra o laboratório dos Hospitais da Universidade de Coimbra, um no Hospital Geral (Covões) e outro no Hospital Pediátrico.