Coimbra  15 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC integra projecto internacional de diagnóstico 3D

1 de Agosto 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou, hoje, que integra um projecto de colaboração internacional (EXPERT3D) financiado pela EIT Health em cerca de 353 000 euros.

“O projecto EXPERT3D tem como objectivo o desenvolvimento de um programa inovador de formação teórica e prática baseado em imagens para diagnóstico, que vai permitir a profissionais da área da saúde, médicos radiologistas, bio-engenheiros, cientistas da computação e técnicos superiores de diagnóstico, a aquisição de conhecimento e competências em processamento de imagens e impressão 3D, só possível com o uso de tecnologias digitais disruptivas (inteligência artificial, impressão 3D), abrindo novos caminhos na área da saúde”, explica o CHUC.

A parceria envolve o CHUC, o Hospital Sant Joan de Déu de Barcelona, (líder do projecto), a Philips Electronics Nederland B.V. e o Institut de Formació Contínua, IL3.

De acordo com o CHUC, “este projecto permitirá aos profissionais adquirir conhecimento, capacidades e discernimento na aplicação de investigação e inteligência artificial no domínio da imagiologia médica e, ao mesmo tempo, obter conhecimentos gerais sobre anatomia radiológica, bem como identificar actuais e futuras necessidades clínicas”.

“O pós-processamento digital destas imagens vai permitir a criação de modelos computacionais altamente precisos, específicos de cada doente, de órgãos e de tecidos, e a obtenção de informações funcionais e até mesmo moleculares, essenciais para o desenvolvimento de novos modelos de inteligência artificial médica”, acrescenta.

As tecnologias 3D como o software CAD/CAM e impressoras 3D, tradicionalmente usadas na indústria, estão agora disponíveis para uso na área da saúde.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com