Coimbra  21 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC: Iniciada técnica inovadora de artroplastias totais da anca

26 de Março 2018

O Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) iniciou um novo programa de implantação de artroplastias totais da anca, através da utilização de uma técnica cirúrgica inovadora, segundo foi anunciado hoje.

Com esta nova técnica, desenvolvida nos Estados Unidos da América, denominada SuperpathTM, o doente pode iniciar a sua recuperação funcional poucas horas após a cirurgia, regressar a casa menos de 24 horas após o seu internamento e regressar à sua vida activa em poucos dias.

“A chave do sucesso está na abordagem cirúrgica – que não agride os músculos e tendões da região da anca, o que permite reduzir o tempo de recuperação e cicatrização destes tecidos”, refere o CHUC.

Com este programa, agora iniciado em Coimbra, pretende-se que, “em doentes seleccionados, se passe a realizar este tipo de cirurgias em regime ambulatório, permitindo que o doente esteja hospitalizado menos de 24 horas e regresse posteriormente ao seu ambiente familiar para realizar a sua recuperação funcional e o seu regresso à vida activa”.

“Para além das vantagens da rápida integração do doente na sociedade, é possível a recuperação funcional mais acelerada com um período de convalescença mais curto, originado, por isso, uma menor dependência do doente face aos seus cuidadores, bem como mais rápida integração do mesmo nas suas actividades quotidianas”, explica o CHUC.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com