Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC é um dos primeiros Hospitais com o Plano de Actividades e Orçamento aprovado

29 de Maio 2023 Jornal Campeão: CHUC é um dos primeiros Hospitais com o Plano de Actividades e Orçamento aprovado

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E. (CHUC), é um dos primeiros Hospitais a ver o seu Plano de Actividades e Orçamento (PAO) de 2023-2025, aprovado pelos Ministérios das Finanças e da Saúde.

“Trata-se de um marco muito importante para a gestão deste Centro Hospitalar, uma vez que permite maior autonomia na contratação dos recursos e na execução do ambicioso Plano Plurianual de Investimentos que integra o documento”, como refere o presidente do Conselho de Administração, Carlos Santos.

O presidente do Conselho de Administração dá ainda nota de que “o Plano Plurianual de Investimentos do CHUC para o período de 2023-2025 apresenta um valor de investimento de 137M€, alinhado com o Plano de Desenvolvimento Estratégico e os objectivos definidos pela Tutela. Esta aprovação implica, ainda, uma responsabilidade acrescida em termos de gestão económico-financeira uma vez que no PAO 2023-25 se estabeleceram metas ousadas, quer do lado da receita, quer do lado da despesa”.

Recorda-se que o Despacho 1 do Ministério da Saúde, publicado a 3 de Novembro de 2022, define o processo de operacionalização dos instrumentos previsionais de gestão dos estabelecimentos de saúde, permitindo mais autonomia de gestão aos hospitais com natureza de entidade pública empresarial integrados no Serviço Nacional de Saúde.