Coimbra  2 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC deu as boas-vindas a 216 médicos internos

2 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: CHUC deu as boas-vindas a 216 médicos internos

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deu, hoje, as boas-vindas a mais de 200 novos internos e disse querer estimular o treino em hospitais que fazem parte da Aliança M8 – o G8 da Saúde.

O CHUC, uma das maiores unidades formadoras do país, realizou a cerimónia de recepção aos 97 internos de especialidade (formação específica) e 119 do ano comum, que entram na instituição.

“Neste hospital, os internos podem fazer investigação do mais alto nível, aprender áreas pedagógicas e de ensino de grande profundidade e assistenciais em praticamente em todas as áreas”, disse o presidente do Conselho de Administração do CHUC, José Martins Nunes.

“Os internos podem ainda aproveitar a circunstância de o hospital estar integrado entre as academias e hospitais mais prestigiados do mundo – a Aliança M8 – para terem oportunidades a nível global”, frisou.

De acordo com Martins Nunes, o CHUC estimula “o treino [dos internos] noutros hospitais, para terem uma perspectiva diferente do que é que é hoje a Medicina de ponta a nível global”.

“O hospital tem uma grande tradição de formação, que assenta muito na ligação entre os médicos hospitalares, os médicos universitários e os internos”, sublinhou José Martins Nunes.

O presidente do centro hospitalar salientou, ainda, que a instituição “tem todas as condições para que os novos internos possam ser médicos talentosos e para posteriormente poder reter esses mesmos talentos”.

Portugal, representado pelo consórcio Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e Universidade de Coimbra (UC), foi admitido a 11 de Outubro na Aliança M8.

A Aliança M8 tem como missão principal a melhoria da saúde a nível global e promove a investigação translacional, bem como a inovação na abordagem da prestação de cuidados, almejando o desenvolvimento de sistemas de saúde eficazes na prevenção da doença.

Esta rede é a base académica de excelência e na qual está assente a organização da Cimeira Mundial de Saúde, um fórum anual para o diálogo sobre os cuidados de saúde.

A conferência intercalar da Cimeira Mundial de Saúde de 2018 vai realizar-se em Coimbra.