Coimbra  29 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC debate resposta social fornecida aos cidadãos em contexto de doença

25 de Maio 2023 Jornal Campeão: CHUC debate resposta social fornecida aos cidadãos em contexto de doença

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai realizar, amanhã (26), pelas 9h00, a 3.ª Jornada do Serviço Social.

Este evento, organizado pelo CHUC e pelas Faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, tem como mote “Serviço Social, Ética e Diversidade num Mundo Global: (des)envolvimentos e (trans)formações”.

“O que se pretende reflectir com estas Jornadas e o que está em causa na acção social: pessoas e as suas condições para gerirem as mudanças naturais do ciclo da vida” afirma o CHUC. 

Segundo este Hospital, os desígnios da acção social “vão para além de conhecer os processos que provocam a exclusão comunitária” e, sobretudo, “identificam, renovam ou criam os meios adequados de melhorar as condições de existência e de promover a autonomia das pessoas”.

Este evento promete criar oportunidades de debate e reflexão, para permitir novas formas de pensar em agir, relativamente à quais as respostas sociais para se resolver os desafios colocados aos cidadãos em contexto de doença.

“Comprometidos com esta finalidade, juntam-se ao debate um leque de especialistas que irão abordar, não apenas as questões éticas e políticas do serviço social na saúde, na proteção social e no poder local, mas, também, sobre a co-criação de acções e práticas baseadas na inclusão”, explica.

O programa foca, nas sessões da manhã, em temáticas que asseguram uma reflexão sobre ética e diversidade num mundo global e sobre as políticas nacionais de saúde consideradas inovadoras. Já no período da tarde, destina-se a apresentação de projectos visionários no campo da proteção social a populações em situação de vulnerabilidade social.

Será ainda apresentada uma conferência sobre o papel da organização profissional dos assistentes sociais nos serviços de saúde, pela presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Assistentes Sociais, e haverá a entrega de prémios aos três melhores posters de investigação na área.