Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC debate novas directrizes para as doenças cardiovasculares

17 de Outubro 2019

As mais recentes directrizes europeias sobre o diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares vão ser discutidas, nos próximos dois dias (sexta-feira, 18, e sábado, 19), em Coimbra.

A iniciativa é do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e da Associação de Solidariedade Social em Cardiologia (ASSEC), tendo como tema “What’s New in ESC 1 Guidelines” e que irá decorrer no auditório da Fundação de Bissaya Barreto.

Este encontro irá debruçar-se “sobre as grandes novidades destes importantes documentos científicos, tornados públicos em 2019”, uma vez que, apesar da redução significativa da mortalidade por doenças cardiovasculares nas últimas décadas, elas continuam a ser a principal causa de morte em Portugal.

“Para se continuar a reduzir esta mortalidade é fundamental conhecer a evidência científica mais recente e aplicá-la na prática clínica diária”, explica o CHUC, adiantando que “para atingir estes objectivos, vão reunir-se em Coimbra, durante dois dias, peritos nacionais e internacionais, na presença de uma audiência multidisciplinar”, juntando todos aqueles que pretendem estar actualizados sobre as grandes novidades das directrizes de 2019 da Sociedade Europeia de Cardiologia, envolvendo, para além da Cardiologia, a Cardiologia Pediátrica, a Cirurgia Cardíaca, a Medicina Interna, a Neurologia, a Endocrinologia, a Medicina Geral e Familiar, entre outras especialidades.

Essas directrizes são “documentos fundamentais para a prática de uma Cardiologia de excelência, uma vez que são produzidos com base na melhor evidência científica disponível, permitindo assim a quem as segue, resultados optimizados para os seus doentes”, sublinha a unidade hospitalar.

As novas cinco directrizes a ser apresentadas e discutidas neste encontro foram publicadas há cerca de um mês e meio, “permitindo assim um período prévio adequado de análise e reflexão sobre o seu

conteúdo”. Este ano, as ‘normas’ produzidas dedicam-se à diabetes e pré-diabetes, às dislipidemias, às taquicardias supraventriculares, à tromboembolia pulmonar e às síndromas coronárias crónicas.

As grandes novidades de cada uma das directrizes serão apresentadas por peritos internacionais responsáveis pela sua redacção, sendo que, para exercitar a aplicação prática de cada uma das directrizes irão ser discutidos com a audiência dois casos clínicos de uma forma interactiva.

No final de cada sessão de duas horas serão resumidas as principais conclusões por um perito nacional especialista no tópico em discussão.

As várias sessões serão presididas por algumas das personalidades mais ilustres da cardiologia portuguesa actual, como as lições a ser ministradas por Bernard Gersh, da Clínica Mayo, e Guenter Breithard, da Universidade de Munster, cardiologistas de renome mundial, ambos doutorados “honoris causa” pela Universidade de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com