Coimbra  27 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC confirma surto de covid-19 no Hospital dos Covões

8 de Outubro 2020 Jornal Campeão: CHUC confirma surto de covid-19 no Hospital dos Covões

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) veio confirmar o surto de covid-19 no Hospital dos Covões, situação que terá iniciado numa enfermaria de medicina interna daquele pólo e que actualmente contabiliza 13 casos positivos.

Segundo a Administração do Centro Hospitalar, “no passado dia 01 de Outubro foi identificada como positiva para SARS-CoV-2 uma doente do género feminino”. Posteriormente “a doente foi transferida para a Unidade de Internamento COVID B do CHUC – pólo HG, onde permanece internada e estável do ponto de vista clínico”.

Após ser detectado o primeiro caso positivo, e por indicação da Unidade de Prevenção de Controlo de Infecção e Resistência aos Antimicrobianos do CHUC, foram rastreados todos os doentes que se encontravam internados na referida enfermaria, num total de 19 utentes, tendo sido encerrado aquele espaço a novas admissões.

Dos 19 testados foram identificados mais dois homens positivos. “Todos os doentes testados foram notificados dos resultados”, garante o CHUC.

A unidade de internamento continua encerrada a novas admissões, com todos os doentes que testaram negativo em isolamento.

O Centro Hospitalar informou, ainda, que destes dois últimos doentes com teste positivo, um foi transferido para a Unidade de Internamento COVID A, também no pólo Hospital Geral (Covões), onde permanece internado e se encontra estável. O outro doente acabou por falecer.

Quanto aos profissionais de saúde do Serviço em questão, os mesmos foram todos rastreados e, até ao momento, 11 testaram positivo (sete enfermeiros e quatro assistentes operacionais). Destes, oito encontram-se com sintomatologia ligeira e os restantes assintomáticos, encontrando-se todos em isolamento no domicílio.

O CHUC adianta que a Autoridade de Saúde foi informada de todos os casos, estando o Serviço de Saúde Ocupacional do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra a acompanhar e monitorizar todos os profissionais infectados.