Coimbra  22 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC confirma diminuição de camas de pneumologia nos Covões

31 de Julho 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), através de um esclarecimento sobre a reorganização dos cuidados hospitalares de Pneumologia, confirma a notícia avançada na passada edição do “Campeão”.

Em comunicado, a Administração do CHUC informa que vai existir uma concentração progressiva do internamento no polo principal [Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)], que “dispõe de apoios multidisciplinares e diferenciados para doentes mais complexos”.

“A diminuição de lotação do internamento de Pneumologia no Hospital Geral (Covões) será acrescida de lotação nos HUC nesta especialidade, por reorganização interna”, sublinha a nota do CHUC.

A Administração salienta que, desta modificação, prevista para o mês de Setembro, “não resulta qualquer alteração da lotação do internamento em geral, nos HUC ou no Hospital Geral, mas simplesmente reorganização de atribuição de camas por especialidades, em função das necessidades registadas”.

“Em sentido inverso, estão a ser transferidos para o Hospital Geral as áreas de ambulatório da patologia do sono e a consulta de pneumologia geral, que correspondem ao maior volume de doentes (8 000 doentes/ano), no sentido de descongestionar a pressão sobre os HUC e permitindo uma melhoria no atendimento (maior distância da área de internamento, melhoria de estacionamento e acessibilidade)”, acrescenta-se.

O CHUC refere, ainda, que está a regularizar a prestação de Urgência da especialidade de Pneumologia de acordo com legislação em vigor, concentrando-a num único serviço polivalente nos HUC.

“Em termos gerais, o CHUC tem vindo a proceder à reorganização dos serviços clínicos, no sentido de uma melhor adequação da oferta, dando sempre prioridade à qualidade e à segurança do doente”, lê-se no comunicado.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com