Coimbra  27 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC confecciona os seus próprios artigos de protecção individual

23 de Março 2020

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou, hoje, que já foram produzidas, internamente, cerca de 450 botas e 700 cogulas para protecção adequada dos profissionais de saúde que lidam com os doentes vítimas de Covid-19.

“Com o início dos casos de Covid-19, no CHUC foi perceptível a dificuldade de obter alguns dos componentes dos equipamentos individuais, nomeadamente artigos de protecção da cabeça e da região cervical e ombros (cogula) e botas de protecção de cano alto”, refere o Centro Hospitalar.

O CHUC dá a conhecer que “um conjunto de profissionais desenvolveu soluções criativas e foi lançado o desafio de se colmatar internamente esta lacuna, com a confecção dos artigos em falta”. Este desafio foi,“de imediato e sem reservas, assumido por seis costureiras que trabalham na rouparia do CHUC, cinco das quais do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH)”, revela, acrescentando que “a trabalharem em exclusivo e desde então, nesta tarefa, foi possível, no passado dia 12 de Março, produzir, no CHUC, a primeira cogula e as primeiras botas, em tecido, para protecção adequada dos profissionais de saúde que lidam directamente com os doentes vítimas ou possíveis vítimas da Covid-19”.

Segundo o CHUC, desde então foram produzidas cerca de 450 botas e 700 cogulas, sendo esta “uma solução inovadora, perante um desafio que requeria determinação e prontidão, e o compromisso de quem não baixa os braços perante as adversidades, a incerteza e o desconhecido”. “É uma aposta ganha que vale por si e pelo que representa de apoio à segurança dos que cuidam e tratam dos doentes, mas que vale também pelo exemplo. Hoje, vários hospitais já adoptaram a mesma metodologia ou a estão a adoptar, para responder à escassez deste tipo de artigos no mercado” – refere a instituição hospitalar.

O CHUC adianta, ainda, que “com o aumento do número de casos, torna-se difícil confeccionar todas as peças necessárias”, pelo que “estão já a tentar organizar grupos externos, de voluntários, que possam ajudar nesta tarefa, utilizando o material do hospital”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com