Coimbra  14 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC com novos Serviços certificados pelo modelo ACSA

16 de Julho 2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) anunciou, hoje, que tem mais quatro serviços reconhecidos pelo modelo de certificação ACSA, com os quais “promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”.

O CHUC adianta que os Serviços de Neurologia e o Centro de Referência de Epilepsia Refratária foram acreditados em Maio e que o Serviço de Cardiologia Pediátrica e o Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas em Junho.

Os Serviços de Cuidados Intensivos Pediátricos, a Unidade de Cirurgia de Ambulatório, o Centro de Referência de Onco-Oftalmologia (retinoblastoma e melanoma ocular) e o Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia, também estão acreditados desde 2016.

“O reconhecimento da qualidade destes serviços do CHUC, com os quais o Conselho de Administração se congratula, promove a confiança dos cidadãos e fortalece a confiança dos profissionais”, refere o presidente, Fernando Regateiro, acrescentando que, neste momento, estão outros Serviços “em diversas fases do processo de acreditação”.

O Programa Nacional de Acreditação em Saúde, criado pelo Despacho n.º 69/2009, de 31 de Agosto, aprovou o modelo ACSA como modelo de certificação para as instituições do Serviço Nacional de Saúde.

De acordo com o CHUC, o modelo de Certificação do Ministério da Saúde visa “reconhecer a qualidade das instituições prestadoras de cuidados de saúde e promover o seu empenho voluntário na melhoria contínua, de forma a consolidar a cultura da qualidade e segurança” em todo o Serviço Nacional de Saúde.

O certificado que é outorgado aos serviços “atesta a conformidade com os ‘standards’ estabelecidos e os demais requisitos” do modelo de certificação de Unidades de Saúde do Ministério da Saúde, conclui o CHUC.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com