Coimbra  28 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

CHUC assinala Dia Mundial da Prematuridade

16 de Novembro 2020

As Unidades de Neonatologia das Maternidades do CHUC vão assinalar o Dia Mundial da Prematuridade, estando “juntas pelos bebés que nascem muito cedo… bebés muito pequeninos, mas que têm todos os sonhos do mundo!”.

“Juntos pela prematuridade – Cuidando para o Futuro” é o tema global do Dia Mundial da Prematuridade de 2020, doze anos depois desta celebração ter sido iniciada pela European Foundation for the Care of Newborns Infants (EFCNI) e organizações parceiras.

Actualmente são mais de 100 países que unem esforços para desenvolver acções capazes de dar a conhecer os desafios da prematuridade e melhorar a situação dos bebés prematuros e das suas famílias. Portugal é um dos países que participa neste esforço para encontrar respostas e apoios para os bebés prematuros e suas famílias, de modo a poder assegurar de forma mais efectiva as suas necessidades de saúde e bem-estar ao longo da vida.

“É na certeza de que precisam que o seu presente e futuro sejam cuidados, que as equipas multidisciplinares se empenham na sobrevivência de recém-nascidos tão imaturos e unem esforços para tentar minimizar os riscos inerentes a essa prematuridade, procurando ajudar as famílias na adaptação ao seu papel de cuidadores de um bebé prematuro. Os cuidados centrados na família impõem a participação dos pais na prestação dos cuidados, ao mesmo tempo que eles próprios são alvo de cuidados. Alguns pais vivenciam experiências muito traumáticas e quase todos são unânimes na expressão do ‘medo’, ‘ansiedade’ e ‘impotência’. Assim, torna-se essencial um adequado suporte profissional, familiar e social para poderem ultrapassar esta experiência negativa”, afirmou o CHUC.

“Intervir na complementaridade entre os cuidados neonatais e os cuidados parentais é, pois, imperioso. Pais e profissionais estão juntos na missão de superar as adversidades e de celebrar as vitórias, construindo uma dinâmica de cuidados diferenciados e centrados na família”, concluiu.

No âmbito desta celebração, esta terça-feira (17), o CHUC vai divulgar um vídeo no Youtube e Facebook, “onde as imagens falam por si”.